Por Cristiana Fernandes
Toda a estratégia de divulgação foi desenvolvida com a ampla participação dos empreendedores por meio de encontros virtuais que partiram da metodologia de cultivo do diálogo coletivo. A partir daí, foi possível extrair necessidades e atributos prioritários para comunicar, tendo em vista as principais tendências do comportamento do “novo turista” para este momento de retomada do turismo durante a pandemia.
O conceito da mobilização sugere um reencontro com o viajante que ama a Chapada e passou esse momento de isolamento social desejando se reconectar com a natureza e com a cultura encontrada na localidade. A ação é direcionada ao turista regional que viaja com a família e em pequenos grupos.
A formulação da campanha teve a contribuição de diferentes negócios que compõem a cadeia produtiva local como bares e restaurantes, agências de receptivo, atrativos e meios de hospedagem. Assim, é esperado apresentar, sobretudo, as boas práticas implementadas para os cuidados com a saúde e segurança de todos, bem como a diversidade de atrativos para o viajante.
“O Reconecta Chapada Diamantina tem sido um sucesso e vem contribuindo para conexões, trocas de experiências e orientações para uma retomada segura do destino. É esperado com o lançamento da campanha que as boas práticas desenvolvidas pelas empresas sejam difundidas, inclusive despertando nos visitantes a consciência da necessidade de adoção dos protocolos de saúde”, frisa a analista do Sebrae em Seabra e gestora do projeto, Michelle Nonato.
A Campanha será veiculada nas redes sociais das empresas participantes do projeto até o mês de dezembro. Para acompanhar e conhecer as ações, basta procurar pelas hashtags, no Instagram: #ReconectaChapadaDiamantina ou #VemParaChapadaDiamantina.
Projeto Reconecta Chapada
O Reconecta Chapada Diamantina é um projeto apoiado pelo Sebrae Bahia, realizado entre os meses de julho e dezembro, com o objetivo de preparar as empresas para retomarem suas operações com mais segurança, diante da pandemia do novo coronavirus.
As consultorias individualizadas contaram com a participação de 30 empresas do Circuito do Diamante. Já os encontros virtuais foram estendidos para empresas dos Circuitos Chapada Diamantina, Circuito do Ouro, Chapada Norte e Chapada Velha, além do Circuito do Diamante.
*Fonte: Agência Sebrae de Notícias; Foto: divulgação, arquivo PTT