Por Paulo Atzingen
No início do mês de outubro a Azul informou que Recife seria o primeiro hub (centro de conexões de voos) da companhia aérea a recuperar 100% da capacidade operada no período pré-pandemia. Segundo os prognósticos da empresa, em janeiro de 2021, Recife se consolidará como o aeroporto que concentra a maior operação de uma companhia aérea em todo o Nordeste.
Esses prognósticos se concretizam após o Diário ouvir o presidente da Empetur – Empresa Pernambucana de Turismo, Antonio Batista, durante o Visit.Pernambuco Travel Show nesta segunda-feira (30) em Porto de Galinhas (PE). Batista apresentou um quadro da recuperação da malha aérea pernambucana, especialmente o retorno dos voos no Aeroporto Internacional de Recife.
Segundo ele, Pernambuco hoje tem a melhor malha aérea do nordeste, estando bem à frente dos principais estados concorrentes. “Para você ter a ideia, Pernambuco hoje tem 139 voos diários, enquanto a Bahia tem 116 e o Ceará tem 66”, enumerou.
Segundo Batista, em números totais de passageiro entre setembro e outubro, o Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes Gilberto Freire – teve um crescimento fantástico atingindo 47% de um mês para outro. “Foram 331 mil passageiros para quase 480 mil passageiros no acumulado durante o ano”, quantificou. “Pernambuco já vinha se consolidando há alguns anos como o líder de passageiros no Nordeste, bem à frente de Salvador, bem à frente do Ceará e agora, nessa retomada da pandemia esses números vêm sendo consolidados”, comemorou o executivo.
Questionado ao que se deve esse desempenho Batista explicou que primeiramente à estratégica localização geográfica de Pernambuco (Recife está no centro do Nordeste, equidistante de todos outros estados). Além disso além de um turismo muito, temos também indústria, temos comércio, isso tudo refletindo no fluxo de turismo de lazer negócios”, enumerou.
Batista ainda acrescentou: “A força de Pernambuco, a seriedade de Pernambuco, os protocolos objetivos, científicos de combate à Covid-19, nos fez merecedores do Selo Turismo Seguro da Safe Travel do World Travel & Tourism Council (WTTC), único órgão global que representa o setor privado de Viagens de Turismo. Esses fatores tem mostrando que Pernambuco é um local seguro”, sintetizou.
O Visit.Pernambuco está sendo realizado no Convention Center do Armação Resort e tem foco na retomada do turismo no Nordeste, divulgação dos atrativos do estado e fomento de negócios. Neste ano, o Visit.Pernambuco contará com a presença de 60 operadores de vários estados brasileiros, além de 70 expositores que vão apresentar seus produtos, como hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes. O Visit também terá a participação de 13 co-expositores que ficarão no estande de 120m² da Embratur, os quais irão mostrar as novidades de Foz do Iguaçu, Canela, Tocantins, Paraná, São Sebastião e Rio Grande do Norte. Fonte: Diário do Turismo