Portugal lidera o ranking Europeu, com 7,37 pontos em 10, tendo sido o país mais premiado da Europa e conquista o terceiro lugar mundial, atrás dos Emirados Árabes Unidos e da Austrália, primeiro e segundo lugar, respetivamente, nos Country Brand Awards, correspondentes à categoria de promoção do turismo, na sua primeira edição.
O júri é composto por profissionais do mundo da comunicação e é presidido pelo especialista em Country Branding, Didier Lagae, autor do livro “Marca País, Um País como Marca” e Fundador e CEO da MARCO.
A avaliação dos jurados decorreu durante os meses de setembro e outubro, e considerou as campanhas de promoção turística dos últimos três anos e a gestão sanitária da COVID-19, durante a primeira vaga. No final, reconhecem o trabalho de construção da Marca País, face ao atual período de turbulência mundial, baseando a apreciação num rígido processo de seleção com um sistema de votações mundial, no qual os países são avaliados em três categorias incluídas num estudo independente sobre os fatores que contribuem para a construção de uma Marca País, em tempos de pandemia.
Veja o quadro dos países vencedores:
Em relação às vitórias de Portugal, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal afirma que “É com particular orgulho que vemos o trabalho do Turismo de Portugal reconhecido no estrangeiro, especialmente neste ano excecional. Face aos impedimentos que têm afetado a nossa indústria, o Turismo de Portugal tem implementado, desde o início, medidas para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura no turismo, apostando numa promoção ajustada ao momento, em ações pontuais em diversos mercados e, sobretudo, procurando reforçar a confiança no destino.
Esta é a mensagem do Turismo de Portugal:
Portugal permanece autêntico, diverso, atrativo, inclusivo e seguro. Mantém o propósito e o compromisso de bem receber, de respeitar as diferenças e hoje, mais do que nunca, de garantir a todos que podem viajar pelo país, com segurança e confiança. Estamos à sua espera!”.
*Fonte: Diário do Turismo com Agências