Por Igor Régis
A Europa fechou o ano de 2020 com um total de 6,1 milhões de voos a menos na comparação com 2019. O número representa uma queda de 55% no tráfego aéreo do continente. A redução representou 1,7 bilhões de passageiros a menos nos aeroportos europeus durante o ano passado. Os dados são do relatório Eurocontrol.
Anunciando os principais dados da análise, Eamonn Brennan, CEO da Eurocontrol, disse afirmou estar confiante que uma recuperação começará a se consolidar em 2021, conforme a vacina for lançada em todo o mundo. No entanto, ele insistiu que todo o setor de aviação continuará a precisar de apoio financeiro nos próximos anos .
“Se realmente queremos ‘reconstruir melhor’ em 2021, devemos começar a abordar questões fundamentais, como a forma como o sistema de aviação é financiado, regulado e integrado, e como aborda a sustentabilidade.”
DADOS DETALHADOS
O maior impacto foi observado nos voos realizados pelas companhias de baixo custo, que tiveram uma queda de 62%. Os voos que ligam a Europa a outros continentes caíram 59%, enquanto os voos dentro do continente tiveram uma queda de 54%. Os voos regulares caíram 59%.
Os principais mercados da Europa caíram entre 40% e 73%. O principal impocato foi no Reino Unido, que registrou uma queda de 61%, o equivalente a 1,3 milhão de voos a menos.
- Reino Unido perdeu 1,3 milhão de voos (-61%)
- Alemanha perdeu 1,2 milhão de voos (-56%)
- Espanha perdeu 1 milhão de voos (-61%)
- França perdeu 0,9 milhão de voos (-54%)
- Itália perdeu 0,8 milhões de voos (-60%)
- *Fonte: mercado&eventos