As doses da vacina contra a covid-19 começaram a ser transportadas por aviões da companhia aérea Azul nesta segunda-feira (18). As primeiras cidades que irão receber o imunizante por meio dos voos da empresa são Cuiabá, Vitória, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, São Luís, Aracaju, Natal e Maceió com decolagens que partem do aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo. Ao todo, a companhia irá transportar 2,7 milhões de doses a essas cidades.
A empresa havia anunciado em dezembro que estava à disposição das autoridades brasileiras para realizar o transporte das vacinas pelo país utilizando sua malha de voos existente e fretamentos, movimento que foi aderido também por outras empresas do setor.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou aeronaves para transportar as vacinas para Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Tabatinga, Goiânia, Teresina, Fortaleza, Florianópolis e Campo Grande. De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídos aos estados 6 milhões de doses da vacina CoronaVac.
Assim que as vacinas chegarem às capitais, o acompanhamento e segurança serão entregues às polícias locais, que ficarão responsáveis pela segurança na distribuição.