Por Pedro Menezes
A entrada de passageiros provenientes da África do Sul no Brasil passou a ser proibida nesta terça-feira (26). A decisão é do governo federal para evitar o impacto da nova variante da Covid-19. Viajantes vindos do Reino Unido, por sua vez, continuam impedidos de entrar no país. O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).
Segundo o texto publicado, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul. Também fica suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos quatorze dias.
De acordo com o texto, o acesso ao território brasileiro está negado a passageiros em voos com origem ou passagem pela África do Sul nos últimos 14 dias. Quem não cumprir as regras estipuladas poderá ser responsabilizado civil, administrativa e penalmente. Estrangeiros podem ser repatriados, deportados imediatamente e inabilitados para pedidos de refúgio.
Fonte: G1, com mercado&eventos