KLM é a primeira compainha aérea a voar com querosene sintético

A KLM, companhia aérea do grupo Air France-KLM, fez o seu primeiro voo, entre Amesterdão e Madrid, com uma mistura de combustível regular com 500 litros de querosene sintético produzido pela Royal Dutch Shell.

A transição de combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios para a aviação. Foto: Divulgação KLM
O querosene sintético utilizado neste voo de passageiros foi produzido com dióxido de carbono, água e com recurso a energia solar e eólica recolhida em solo holandês.
Pieter Elbers, CEO da KLM, afirmou, citado em comunicado, que “a transição de combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios para a aviação”, e que a “renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento de produção e uso de combustível de aviação sustentável vai fazer a maior diferença para a atual geração de aeronaves”.
Este voo com recurso a querosene sintético entre o Aeroporto de Schipol e Madrid “demonstra que é possível na prática e que podemos seguir em frente”, concluiu.
O anúncio deste voo foi feito na conferência Synthetic Sustainable Aviation Fuels em Den Haag, que contou com a participação do ministro holandês para a infraestrutura e a gestão de águas, Cora Van Nieuwenhuizen, e do presidente e CEO da Shell na Holanda, Marjan van Loon. Fonte: Presstur.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *