Por Eugênio Afonso
Não vai ter Carnaval, cidade. Pelo menos não nos moldes tradicionais como é amplamente difundido mundo afora, com trio elétrico, camarote, pipoca e aglomeração na rua. Com milhares de baianos e turistas enlouquecidos atrás dos beijos, amassos e da bebida alcoólica disponível em todos os circuitos da festa.
E mesmo com o Brasil chegando à marca de quase 300 mil mortes por Covid-19 em apenas um ano, com incontáveis famílias enlutadas, mesmo com a pandemia avassaladora que toma conta do planeta por conta de um vírus ainda semidesconhecido, infernal e letal, alguns dos principais nomes da folia baiana optaram por celebrar a festa e carnavalizar digitalmente.
Então, para gáudio dos foliões inconformados, vai ter folia de Momo virtual, sim, vai ter live de Carnaval. E a festa já começa nesta sexta, às 20h30, com Daniela Mercury – Carnaval Virtual da Rainha (ver box).
Um pouco antes, às 20h, tem Lincoln & Duas Medidas, La Fúria, O Poeta e A Dama, embalando os foliões em ritmo de pagodão baiano na live Mistura Perfeita.
A festa com os cantores Lincoln Senna, Bruno Magnata, John Ferreira e Alana Sarah será transmitida simultaneamente nos canais oficiais do Poeta, da La Fúria e de Lincoln. Todos no YouTube.
Sábado e domingo
Neste sábado, 13, reinam absolutas duas musas do Carnaval baiano, Ivete Sangalo e Claudia Leite (foto-divulgação), a partir das 17h30, com a live O Trio: Ivete, Claudia e você. Segundo a produção do evento, a ideia é trazer a energia da maior festa do país para dentro das casas das pessoas, mesmo em tempos de isolamento.
Com um repertório que contempla o trabalho das duas, a folia será transmitida pelo canal de TV Multishow, além dos canais oficiais das cantoras no YouTube.
Em entrevista para a coluna Anota Bahia, do jornal A TARDE, Ivete garantiu que “neste momento é importante movimentar outras emoções para que a gente não seja soterrado pelo negativismo e por tantas coisas difíceis que vêm acontecendo”.
Domingo, 14, às 16h, no YouTube do cantor, é a vez do ex-chicleteiro Bell Marques, um dos mais celebrados artistas da festa de Momo, animar o dia com o show Meu Carnaval, no Forte São Marcelo, marcado para acontecer justamente no tradicional horário de saída do bloco Camaleão, parceiro da live.
Ainda, no domingo, a partir das 15h, tem o Baile Esperando o Momo 2021. Um show virtual para contemplar também os amantes dos antigos Carnavais, no canal do bloco Quero Ver o Momo, no YouTube. A banda Recordar (sopro e percussão) preparou um repertório repleto de marchinhas e sambas de salão.
Mais tarde, às 21h, tem a Live do Encontro com um trio de peso: Léo Santana, Parangolé (Tony Sales) e Harmonia do Samba (Xandy). O objetivo é festejar a folia momesca com muito pagode carnavalesco, virtualmente, através do YouTube.
E para quem prefere acompanhar o Carnaval pela televisão, a TV Aratu preparou o SBT Folia Dendicasa. Desta sexta-feira, 12, até o dia 16 de fevereiro, a partir de 22h15, o Galinho transmite programas especiais repletos de entrevistas com artistas, foliões, personalidades da folia, shows e histórias de Carnaval.
Aglomeração, eis a questão
Pois é, teremos folia, ainda que virtual. No entanto, em tempos pandêmicos, o grande perigo de qualquer encontro é a aglomeração. Com o Carnaval, essa preocupação chega à décima potência, já que, de fato, não há festa mais aglomerativa e pegajosa, no bom sentido, do que a folia momesca.
E por mais que os artistas justifiquem a importância de celebrar a data, não há garantia alguma de que esses shows virtuais não causarão tumulto.
Afinal, ninguém sabe ao certo como os foliões irão comemorar esse Carnaval atípico. Se em casa, solitários, o que é muito pouco provável, ou com um ‘pequeno’ grupo de pessoas em local com espaço para dança e celebração. Ao longo das semanas seguintes, saberemos se o folião optou por um sofá com pijama ou por um abadá com cerveja e amigos. *Fonte: A Tarde.