Aeroporto no Reino Unido passa a cobrar taxa Covid-19

O aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, passou a cobrar uma taxa COVID-19, no valor de 10 euros, a todos os passageiros com voos à partida da infraestrutura aeroportuária, independentemente da duração da viagem.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a taxa será aplicada aos passageiros de todas as companhias aéreas, até 31 de dezembro de 2021, e o aeroporto de Heathrow espera arrecadar cerca de 135 milhões de euros por ano com esta taxa, que foi já contestada pela British Airways, que é a companhia aérea de referência a operar nesta infraestrutura.

“Heathrow oferece serviços aeroportuários chave, como sistema de bagagem, balcões de check-in das companhias aéreas e serviços públicos para utilização dos nossos parceiros. A taxa de uso destes serviços é calculada exclusivamente para cobrir o custo de fornecê-los. Heathrow não obtém absolutamente nenhum benefício desses serviços”, esclareceu já um porta-voz da infraestrutura.

O Hosteltur lembra que a taxa COVID-19 vem juntar-se a uma série de outros impostos que já são cobrados pela infraestrutura aeroportuária, alguns dos quais são exclusivos de Heathrow e que, todos somados, representam cerca de metade do valor de um bilhete de 100 euros.

O porta-voz do aeroporto de Heathrow explicou ainda que, anualmente, o valor das taxas a cobrar aos passageiros pelos serviços disponibilizados pelo aeroporto varia, sendo decidido em função da quantidade de passageiros que utilizam o aeroporto.

Em julho de 2020, por exemplo, o aeroporto de Heathrow registou uma forte quebra no total de passageiros processados, que caíram 88%, o que se traduziu numa quebra de 471 milhões de libras (cerca de 538 milhões de euros), numa descida de receitas que foi ainda agravada pelo facto da maioria das rotas com partida desta infraestrutura ter estado suspensa devido às restrições adotadas para contar a COVID-19. Fonte: Publituris.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *