A ausência total de turistas na Tailândia tem afetado diretamente a vida dos elefantes que estão sem comida, já que sem dinheiro os mantenedores dos santuários dos elefantes não tem como alimentá-los. São necessários cerca de US $60 por dia para alimentar um elefante na Tailândia.
Fracos demais para ficar de pé, os elefantes da cidade turística tailandesa de Pattaya são tratados com fluidos intravenosos e remédios para feridas na pele porque dormem de lado por muito tempo.

De acordo com um relatório no Pattaya Mail, o veterinário Phadet Siridamrong, dono do Hospital Animal de Nernplubwan, afirmou que um elefante de 50 anos era incapaz de ficar de pé simplesmente porque não tem comido e está fraco demais.
Os elefantes estão adoecendo e a Associação da Aliança do Elefante Tailandês pede ajuda para organismos internacionais. A aliança conseguiu que um elefante do campo fosse transferido para um hospital especializado em elefantes em Surin.
Cerca de 2 mil elefantes na Tailândia esperam ajuda financeira de emergência para seus donos, que ficaram sem receita devido à pandemia do novo coronavírus.
*Fonte: Diário do Turismo, com informações de agências internacionais