O Governo de São Paulo e a prefeitura do Rio de Janeiro ampliaram as medidas de restrição para controlar a pandemia de covid-19, que provocou mais de 270 mil mortes e 11 milhões de casos confirmados no Brasil.
Além disso, atividades religiosas como missas e cultos não poderão ocorrer presencialmente, campeonatos desportivos foram suspensos e as escolas estaduais não terão aulas, mantendo-se apenas oferta de refeição para alunos mais pobres. As escolas particulares poderão funcionar com 35% da capacidade.
Lojas de material de construção vão permanecer fechadas e os estabelecimentos não vão poder operar com serviço de entrega presencial, apenas com ‘delivery’ (no destino).
“Pessoalmente, estou bastante triste em anunciar o que temos que anunciar antes aqui, mas a nossa prioridade desde Março do ano passado foi e continua sendo preservar as pessoas, preservar vidas”, disse o governador de São Paulo, João Doria, numa conferência de imprensa.
Já o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou um decreto estendendo medidas restritivas anunciadas anteriormente e que já incluem recolher obrigatório, até 22 de Março.
O Rio de Janeiro, porém, fez pequenas alterações ao horário de funcionamento de bares e restaurantes, que vão poder abrir até às 21h.