O IATA Travel Pass (foto) fornece um quadro de consistência, previsibilidade e segurança a nível global com um duplo objetivo: por um lado, simplificar a experiência dos viajantes e incentivar as viagens e, por outro, agilizar os procedimentos de verificação de requisitos de saúde.
Este aplicativo permite armazenar, gerenciar e certificar a documentação sanitária exigida pelos diferentes países para viajar, ou seja, os certificados do teste de COVID-19 e, em uma próxima etapa, também os certificados de vacinação.
Assim, os clientes do voo IB6011 entre Madrid e Montevidéu neste sábado, 10 de abril, serão os pioneiros na verificação do funcionamento deste novo aplicativo.
Nas palavras de Gabriel Perdiguero, Diretor de Clientes, Transformação e Sistemas da Iberia:
“Tendo a segurança como princípio, estamos comprometidos com a tecnologia para reabrir fronteiras, estimular viagens e restaurar a normalidade o mais rápido possível. Temos certeza de que o IATA Travel Pass desempenhará um papel fundamental nesse sentido. É a forma de facilitar a mobilidade das pessoas, estimular o trânsito e, ao mesmo tempo, simplificar a experiência de viagem dos clientes, para torná-la mais fluida e sem contato.
Queremos acompanhar os clientes nesta transformação digital que a Península Ibérica está vivendo, proporcionando-lhes novos canais de interação que vão coexistir com os tradicionais, para oferecer a todos os nossos clientes o apoio necessário desde a compra do bilhete até à chegada ao destino.
Neste sentido, a reativação do nosso setor e do turismo em geral depende de um grande esforço de todos os agentes envolvidos, garantindo a interoperabilidade, construindo plataformas seguras e utilizando para isso a mais avançada tecnologia.”
Para Nick Careen , vice-presidente sênior de aeroportos, passageiros, carga e segurança da IATA, “Restaurar voos e fazê-lo com segurança é essencial para apoiar as milhares de pessoas que trabalham no setor de aviação e todos os setores relacionados. Esta é a prova do IATA Travel Pass. A Iberia está ajudando a lançar as bases para um mundo reconectado no qual os certificados de saúde terão um papel fundamental. E, a longo prazo, a identidade digital do IATA Travel Pass colocará os clientes da Iberia na vanguarda de um serviço seguro e sem contato na experiência de viagem.“
O que o IATA Travel Pass incorpora?
As restrições de saúde e as mudanças contínuas nos regulamentos devido à COVID-19 aumentaram a complexidade dos requisitos de saúde exigidos para viajar. No ambiente atual, a tecnologia desempenha um papel fundamental na retomada de viagens seguras, facilitando a mobilidade das pessoas e revivendo as viagens aéreas.
Assim, o IATA Travel Pass é uma solução global que incorpora várias funcionalidades:
- Registro de requisitos de saúde global – permite que os passageiros encontrem informações precisas sobre sua viagem e os testes de COVID-19 necessários.
- Laboratórios e centros de teste colaboradores: permite ao passageiro acessar a lista dos laboratórios e centros de teste colaboradores do seu local de origem para marcação de consultas.
- Certificados de teste e vacinação: permite que laboratórios parceiros e centros de teste compartilhem com segurança os certificados de teste e/ou vacinação da COVID-19.
- App para passageiros: permite ao passageiro coletar e verificar em um único aplicativo os certificados dos exames e/ou vacinação da COVID-19 para que o cliente possa apresentá-los no aeroporto, proporcionando uma experiência mais segura e sem contato.
*Fonte: Aeroin, com informações pela Iberia e pela IATA; Aplicativo IATA Travel Pass – Imagem: IATA