Museu da Gastronomia Maranhenses lança série com Chefs; Confira

Por Arlan Azevedo

O Centro de Culinária Típica do Museu da Gastronomia Maranhense – MGM, se transformou no cenário de uma produção que irá enriquecer a culinária e os produtos locais, através da websérie “Sabores e Cores dos Chefes Maranhenses”, produzido, pela  Secretaria Municipal de Turismo – Setur.

A produção vai mostrar receitas com produtos populares no Maranhão, em redes sociais. Na última, segunda-feira (19), o público aprendeu a fazer escondidinho cremoso com frango caipira, uma receita do chefe maranhense Danilo Dias. Esta é uma websérie exclusiva do canal do YouTube da Secretaria de Turismo de São Luís e do perfil do Instagram @turismo.saoluis.

“Esta websérie foi pensada para todos, tanto moradores quanto turistas, pois assim o acesso à informação sobre a gastronomia maranhense estará disponível nas redes sociais e de fácil acesso. É fundamental fazermos com que os turistas, em potencial de outros estados e países, também conheçam mais sobre a capital maranhense. A ideia é tornar tangível o potencial que a gastronomia tem através da tecnologia e das redes sociais. Ganha São Luís, pois assim ampliamos o conteúdo e informações para um número maior de pessoas” explicou Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Esta ação faz parte de uma série de estratégias que a Setur tem implementado para tornar São Luís um destino onde as informações estão disponíveis para todos. O Maranhão possui uma grande riqueza e variedade no que tange à gastronomia: de frutos do mar aos doces feitos à base das frutas da região, os maranhenses possuem uma história que está ligada às receitas que passam de geração a geração. A websérie ‘Sabores e Cores’ vai ressaltar esses aspectos e levar a todos receitas típicas e também inovadoras com produtos locais.

A receita

Comida típica do Maranhão: Peixe escabeche com molho de camarão e leite de coco. Episódios da websérie serão trabalhados com produtos populares elaborados a partir de receitas que resgatam uma memória afetiva que ultrapassa gerações e valorizam novas tendências e variedades. Foto: reprodução.

‘Sabores e Cores dos Chefes Maranhenses’ será dividida em episódios, sendo essa receita o primeiro deles. O chefe Danilo Dias, que faz a estreia da série, começou a carreira no restaurante Feijão de Corda, onde ficou à frente da cozinha por 10 anos. Participou de concursos como Cozinheiro da Turma Philadelphia 2013, onde foi selecionado entre os 10 melhores cozinheiros do Brasil. No concurso Melhor PF do Brasil, criado pela Ticket, foi premiado com o segundo melhor prato de 2014.

Atualmente, ele trabalha em um projeto particular, o restaurante Flor de Vinagreira, no Centro Histórico, resgatando a memória afetiva da culinária regional maranhense e traz como destaque a gastronomia do Maranhão e suas riquezas.

Na receita, você vai precisar de 600g de milho verde, 1L de leite, 2 colheres de amido de milho, 200g de requeijão, 300g de queijo ralado, 1kg de peito de frango desfiado, 3 dentes de alho e queijo parmesão. Em nove minutos de vídeo, é possível aprender de forma clara e didática o passo a passo da receita. Siga o @turismo.saoluis no instagram e se inscreva no canal do YouTube ‘Secretaria de Turismo de São Luís’ para ver o conteúdo completo.

*Fonte: JP Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *