Por Yordan Bosco
Pelo segundo ano consecutivo, não serão comemorados os festejos juninos em Mata de São João, município do litoral norte da Bahia, devido a pandemia do coronavírus. Porém, com o intuito de aumentar a autoestima das pessoas, a cidade proporciona aos matenses beleza e alegria num momento tão incerto e mantém viva a tradição. A prefeitura decorou ruas, praças e avenidas com elementos juninos.
O tema escolhido foi o Cangaço. Além dos tradicionais balões, bandeirolas, chapéus de palha, igrejas e casais forrozeiros, a decoração conta com cactos, casas de taipa e personagens como Maria Bonita e Lampião.
Para manter a cultura local viva entre a população e movimentar a economia, também foi organizada a Feira do Padroeiro no Parque da Cidade. O evento, que acontece até o dia 30, às quartas, sextas e sábado, conta com produtos típicos juninos e segue todos os protocolos de segurança sanitária.
Para o secretário de Cultura, Comunicação e Esportes, Joel Feldman, as ações representam muito mais do que ornamentar a cidade. “É gerar renda para os matenses que produzem e aplicam a ornamentação”, explica.
“A belíssima Feira do Padroeiro, no Parque da Cidade, além de movimentar a economia, remete ao mais original ambiente do São João. Estamos cuidando de cada detalhe, para seguirmos trabalhando”, celebra Feldman.
A estudante Nathália, de 17 anos, aprovou a decoração da cidade. “Alegra a alma, deixa a cidade mais bonita e nos deixa com mais esperança e vontade de nos cuidar, pra voltar logo ao normal”, diz.
Medidas preventivas
O município faz um acompanhamento minucioso da curva contaminação do coronavírus e publica semanalmente medidas restritivas de prevenção e combate à pandemia. Está proibido, por exemplo, a realização de festas e, conforme decreto estadual, as fogueiras também não são permitidas.
“Neste momento de pandemia, manteremos todas as regras que assegurem a saúde em primeiro lugar. Nosso São João neste ano será em casa com os nossos familiares, mas a nossa cidade estará linda, como o nosso povo merece” destaca Feldman.
*Fotos: Matheus Lopes