Observatório da Baía de Todos-os-Santos lança “day use” no “Principado de Itapagipe”

Por Nelson Rocha

A Península de Itapagipe está localizada em Salvador e é também conhecida como “Principado de Itapagipe”. Para incrementar mais ainda a visita dos turistas na  região singular da capital baiana, o presidente do Observatório  da Baía de Todos-os-Santos Moisés Cafezeiro, com o intuito de homenagear o destino, idealizou um “day use” que constará de visitas aos vários pontos atrativos do local, a partir de agosto e estendendo-se até o próximo verão. Atrações religiosas, náuticas e gastronômicas estarão no roteiro que será oferecido aos turistas.

Ponta do Humaitá, uma das atrações do roteiro. Foto: Divulgação/Arquivo Turismo Total.

 

Conforme Cafezeiro,  este passeio que estará à disposição dos visitantes, ” será uma grande sacada do verão 2021/22, que deverá ser um dos mais cobiçados do turismo baiano”.

Moisés Cafezeiro, ex-presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos (CTBTS), adianta para o Portal Turismo Total o roteiro que as agências de viagens oferecerão aos turistas.  Foto: Reprodução.

 

” O tour com os turistas  partirá do Memorial Irmã Dulce, um dos grandes ícones do turismo religiosos de Salvador. Daí a expedição seguirá a pé pela Avenida Luiz Tarquínio, passando pelo Abrigo Dom Pedro II, um prédio colonial, no caminho também está o primeiro conjunto habitacional da América Latina e o primeiro Clube de Rock do Brasil, que Raul Seixas fundou também na Luiz Tarquínio. Chegando na Igreja da Boa Viagem, todos terão uma visão da Galeota, do templo católico, seguindo depois para o Encanto da Maré, restaurante de comida baiana,  observarão a arquitetura local, com visita ao Forte de Monte Serrat e, desfrutando da bela vista poderão fazer boas fotografias para, na sequência, chegar até a Ponta do Humaitá”.

O Memorial Irmã Dulce, ponto de partida do futuro “day use” em Salvador. Foto: Tatiana Azeviche

 

A segunda parte do roteiro, que custará em média R$ 120, com almoço incluso, consta de novas atrações e é também relatada por Moisés Cafezeiro:

” O retorno dará início ao passeio gastronômico, com todos andando e provando petiscos, frutos do mar, até chegar ao estaleiro do Bonfim, onde tem o pirão de aipim, para depois chegar na Sagrada Colina, na Igreja do Bonfim. Em seguida os turistas retornarão pela avenida Beira Mar da Ribeira e, a partir da Praça Dodô & Osmar, estarão disponíveis vários opções de turismo esportivo náutico, com aluguel de stand up, jet ski, embarcação para fazer a pescaria artesanal , acompanhada de pescador experiente, participar depois de uma oficina de culinária baiana no Espaço Vida, ou de aula de dança afro.  O roteiro reserva ainda uma a visita a Sorveteria da  Ribeira, ao bistrô Em Nome do Pai,  a Igreja nova Marina da Penha, Museu do Sorvete, o artesanato, Solar Amado Bahia e outras atrações. O turista ainda poderá atravessar de lancha para Plataforma e tirar fotografias da Península Itapagipana. Todo o roteiro será acompanhado por guia e no final da tarde retornarão aos seus hotéis”.

O presidente da CTBTS adianta que em Itapagipe começa também a Rota do Peguari, um outro roteiro que conduzirá os visitantes para Bom Jesus dos Passos, e que deverá estar operacional também a partir de agosto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *