Por Victor Fernandes
Visando investir em tecnologias emergentes para reduzir as emissões de carbono, a American Airlines anunciou hoje que vai investir na Vertical Aerospace, uma empresa líder em engenharia e aeronáutica com sede no Reino Unido que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Como parte de seu investimento na Vertical, a American concordou em pré-encomenda, sujeito a certos marcos futuros acordados e outros termos, até 250 aeronaves, representando um compromisso potencial de pré-encomenda de US$ 1 bilhão e uma opção de pedido adicional 100 aeronaves.
A companhia aérea também espera fazer um investimento de US$ 25 milhões na Vertical por meio de uma transação de investimento privado em capital público (PIPE). A Vertical está desenvolvendo o VA-X4, uma aeronave de carbono zero que pode transportar quatro passageiros e um piloto, e voar a velocidades de até 320 km/h em um alcance de mais de 160 quilômetros.
“As tecnologias emergentes são críticas na corrida para reduzir as emissões de carbono e estamos entusiasmados com a parceria com a Vertical para desenvolver a próxima geração de aeronaves elétricas. Durante anos, a American liderou a indústria no investimento em aeronaves mais novas e mais econômicas. A parceria de hoje é outro exemplo desse compromisso e um investimento no futuro da mobilidade aérea”, afirmou o diretor financeiro da American, Derek Kerr.
Essas aeronaves podem transportar clientes rapidamente em torno dos centros urbanos das cidades e para aeroportos. A Vertical planeja realizar seu primeiro voo de teste do VA-X4 ainda este ano, com a certificação da aeronave já em 2024.
*Fonte: Panrotas; Foto: Divulgação