Comitê propõe engajamento dos municípios para retomada do turismo na Bahia

Um grupo de trabalho com o desafio de proporcionar uma efetiva retomada das atividades turísticas no estado, seguindo os critérios de prevenção e combate ao novo coronavírus, foi constituído, nesta quarta-feira (30), na Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Um dos segmentos mais impactados pela pandemia, o turismo responde por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

Em Salvador, o Restaurante Cantina da Lua segue os protocolos de segurança. Foto: Tatiana Azeviche

 

 

 

“Consciente da importância econômica do turismo, tive o cuidado de ouvir os segmentos e reforcei o entendimento de que é preciso que um grupo formado por poder público e iniciativa privada atue em conjunto na proposição de ações voltadas para a retomada”, explicou o secretário Maurício Bacelar, que considera fundamental a análise dos números relativos à pandemia e orientações da Secretaria Estadual de Saúde para a efetivação de cada ação.

O comitê é composto por Sílvio Pessoa, que representa o Conselho Baiano de Turismo (CBTur); Izabel Oliva e Cristiane Taquari, das secretarias estaduais da Saúde e da Cultura; Antônio Barreto Júnior, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador; e Miguel Arcanjo dos Santos, representando os blocos afros. Também participam Gabriela da Costa, da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), e o deputado Eduardo Salles, destacado pela Assembleia Legislativa, além de Fernando Ferrero, assessor da Setur, que vai coordenar o grupo ao lado do secretário Maurício Bacelar.

A primeira ação do grupo de trabalho acontecerá na próxima semana, numa reunião em que Setur e o Conselho Baiano de Turismo buscarão o engajamento de empresários e prefeituras de municípios turísticos do estado para a proposição de ações de acordo com a situação epidemiológica de cada região. Foto: Tatiana Azeviche.

 

Segundo Fernando Ferrero, da Setur, o momento deve ser de estímulo ao turismo interno, especialmente para o trânsito de baianos em destinos da Bahia.   

  “O turismo é a atividade que mais emprega depois do agronegócio e nós precisamos de um planejamento. E temos que mostrar que, além de bonitos, estamos abertos esperando os turistas”, pontuou Sílvio Pessoa.

   Cenário promissor

 

Turistas no Restaurante Senac, situado no Centro Histórico de Salvador. Foto: Daniel Meira 

 

De acordo com dados da Sesab, a Bahia é o terceiro estado com menor mortalidade por Covid no Brasil e o número de casos ativos de Covid vem diminuindo, com avanço da vacinação aliado às medidas restritivas instituídas pelo Governo do Estado. Além disso, o cenário é promissor, considerando o investimento das companhias aéreas na recomposição da malha em Salvador e no interior, assim como a criação de novas rotas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *