Por Nayara Oliveira
Começa nesta quinta-feira (01), o período para que gestores públicos incluam informações e documentos de suas regiões e municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT). Os dados poderão ser enviados até 31 de julho de 2017. As informações servirão para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo.
A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a cada dois anos é uma das ações previstas dentro do Brasil + Turismo, pacote de medidas do governo federal para desenvolver o setor no país. O processo respeitará o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.
“O Mapa do Turismo é uma ferramenta extremamente importante para nortear o trabalho desenvolvido pelo ministério, e por isso é primordial que os gestores participem ativamente de sua atualização de maneira a assegurar que todos os nossos destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Atualmente, o Brasil possui 2.175 municípios divididos em 291 regiões turísticas. Para ser incluído no Mapa, o município precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema. Também é importante atender as exigências do seu Estado para a composição das suas respectivas regiões.
Informações adicionais sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e os critérios a serem atendidos poderão ser obtidas no endereço: www.regionalizacao.turismo.gov.br . Fonte: Panrotas.