A campanha Eco Rede Baía de Todos-os-Santos é uma iniciativa em prol da educação socioambiental na Baía de Todos-os-Santos, integrando um programa de sensibilização que visa estimular a reflexão coletiva sobre a responsabilidade de cada cidadão na manutenção dos seus espaços, chamando a atenção para uma baía mais limpa, atrativa e sustentável.
“Esta campanha é fundamental para a preservação desse patrimônio natural que orgulha os baianos. Precisamos multiplicar as ações de conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável. As comunidades dos municípios envolvidos e os turistas devem estar unidos, para evitar a poluição das águas da baía”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.
Visualizar o vídeo APRESENTAÇÃO | ECO REDE BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS do YouTube
A campanha inclui ações socioambientais com cooperativas ou associação de catadores de materiais recicláveis nos municípios de Santo Amaro, Vera Cruz, Candeias e São Francisco do Conde, bem como ações de comunicação que contarão com divulgação em mídias sonoras e digitais, realização de lives com especialistas ambientais, além da instalação de placas educativas em alguns terminais da Baía de Todos-os-Santos. Todas as articulações respeitam as normas sanitárias vigentes em decorrência da pandemia do Covid-19.
A campanha Eco Rede Baía de Todos-os-Santos integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado da Bahia, executado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Faça sua parte! Faça parte da Eco Rede BTS!
A Baía de Todos-os-Santos
Maior baía do Brasil e segunda maior do mundo, a Baía de Todos-os-Santos (BTS) reúne 18 municípios repletos de belezas naturais, vasta gastronomia e inúmeras manifestações culturais. Foto: Divulgação/Arquivo Turismo Total.
Tanta riqueza tem um grande desafio em comum: a conservação do meio ambiente, através do descarte correto dos resíduos gerados, sobretudo em tempos de pandemia, quando o isolamento social aumentou consideravelmente o volume de lixo.
Adicionalmente, a ausência de ações estruturantes para a gestão de resíduos sólidos, bem como ações de sensibilização para o descarte adequado, implica na contaminação dos ambientes naturais como praias, rios e cachoeiras, o que impede o uso dessas áreas para fins de lazer e turismo.
Cabe destacar que o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado da Bahia – Prodetur Nacional Bahia – apoia a elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 11 municípios da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos.
Além disso, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está elaborando o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.