Por Davi Valadares
Depois de amargar prejuízo de R$ 395,6 bilhões com a pandemia, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de turismo espera ganhar um novo fôlego no mês de setembro. Com a queda nos casos de Covid-19 em toda a Bahia devido ao avanço da vacinação, a tendência é que muitos turistas venham passar o feriado do dia 7 de setembro – Independência do Brasil – em Salvador e cidades do interior. A expectativa do trade baiano é de grande movimentação nos hotéis nos dias que antecedem a data cívica.
“Estamos com uma boa perspectiva para esse feriado. Devido boa expectativa a vacinação a procura tem aumentado bastante. No mês de julho a média de ocupação foi de 49%. Hoje já tem hotéis com ocupação acima de 75% para o período. Acreditamos que na próxima semana a gente deve ter uma confirmação e um aumento maior de reservas. Tudo isso vai criando um ambiente bastante satisfatório para a gente ter um bom feriado e uma boa ocupação”, projetou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH), Luciano Lopes. Conforme ainda previu o presidente da ABIH, que lembrou que o prejuízo para o setor de hotelaria durante os meses mais críticos da pandemia foi muito grande, tudo indica que nesse feriado a taxa de ocupação de hóspedes deve ultrapassar 80%.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Ângela Carvalho, o destino mais procurado pelos turistas é o Litoral Norte, na região da Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí, Morro de São Paulo e Itacaré.
“Os turistas de outros estados preferem destino com boa acessibilidade, com aeroportos próximos como o Litoral Norte, próximo do aeroporto de Salvador, Itararé, próximo do aeroporto de Ilhéus e Porto Seguro e adjacências como Arraial d’Ajuda e Trancoso”, disse Ângela . A presidente ainda afirmou que os pacotes e as promoções que estão sendo oferecidas pelas operadoras são um grande atrativo, mas o preço das passagens aéreas ainda está sendo o fator que prejudica um aumento da demanda de turistas para o estado.
Atrativos
Além do Litoral Norte, Salvador é uma das capitais com mais opções de lazer e passeios do país. Repleta de monumentos turísticos, rica em cultura, gastronomia e arquitetura, a capital baiana reúne vários monumentos históricos, além de muitas igrejas. Um dos lugares mais famosos de Salvador é o Pelourinho. O bairro é um dos mais antigos da cidade e foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985. Também um reconhecido ponto turístico da Bahia é o Elevador Lacerda. Situado no centro da cidade, ele foi o primeiro elevador urbano do mundo e é mais um atrativo para turistas que chegam à cidade.
Para Luciano Lopes, a capital baiana é uma excelente escolha para quem quer fazer turismo de lazer, sobretudo nesta época do ano. “A cidade de Salvador está muito bem organizada. Tem uma boa infraestrutura para receber os turistas que chegam à Bahia. Sem dúvida é uma das principais cidades para o turismo de lazer”, finalizou.
*Fonte: Tribuna da Bahia