Google e Olodum se juntam para mostrar que empreender também é #CoisaDePreto

 

Em comemoração ao Dia do Afroempreendedor, celebrado

 em 26 de agosto, Google e Olodum lançam uma parceria inédita em uma série de iniciativas com foco em apoiar, exaltar e empoderar os 14 milhões de empreendedores negros brasileiros, que podem ser acompanhadas nas redes sociais através dos pefiis @googlebrasil e @olodum_oficial, ou da hashtag #CoisaDePreto.

 Turistas em Salvador, em noite de ensaio do Olodum. Foto: Nelson Rocha/ Arquivo Turismo Total

 

Em comemoração ao Dia do Afroempreendedor, celebrado em 26 de agostoGoogle e Olodum lançam uma parceria inédita em uma série de iniciativas com foco em apoiar, exaltar e empoderar os 14 milhões de empreendedores negros brasileiros, que podem ser acompanhadas nas redes sociais através dos pefiis @googlebrasil e @olodum_oficial, ou da hashtag #CoisaDePreto.

A campanha #CoisaDePreto: um movimento pela valorização do afroempreendedor foi criada pelo Google Brasil em 2020, com o intuito de reconhecer e valorizar o esforço, inovação e criatividade de empreendedores negros e negras que lutam todos os dias para manter seus negócios vivos, especialmente neste momento de incertezas. Segundo uma pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV), os afroempreendedores foram os mais afetados pela pandemia da COVID-19. Outro objetivo da campanha é o de ressignificar a expressão “coisa de preto”, inserindo a em um lugar positivo e longe de qualquer significado pejorativo.

O vídeo da campanha conta com a pafiicipação do presidente do  Olodum,  João Jorge, além de entrevistas com afroempreendedores, e traz como pano de fundo a Revolta dos Búzios (1798): um movimento negro considerado um dos mais amplos levantes políticos, econômicos e sociais da história, que foi liderado por ex-escravizados e pequenos comerciantes negros, como alfaiates, carpinteiros, entre outros, e por isso  também  é chamado de Revolta dos Alfaiates. O vídeo foi gravado no Pelourinho, em Salvador, lugar onde a Revolta dos Búzios aconteceu e que é considerado o berço do empreendedorismo negro no Brasil e o lar de  muitos negócios de propriedade de afroempreendedores até hoje.

[Link do Vídeo]

 

Como pafie da parceria com o Olodum, o Google também irá oferecer, para a comunidade de empreendedores do Olodum, uma palestra com o diretor do Google for Stafiups na América Latina, André Barrence,  sobre  primeiros passos para criar uma stafiup de sucesso, além de um bate-papo com algumas das  stafiups selecionadas pela iniciativa Black Founders Fund.

Um dos grupos percussivos brasileiro de maior relevância mundial, o Olodum, bloco-afro do carnaval de Salvador, na Bahia, foi fundado em 1979 como opção de lazer para os moradores do Maciel-Pelourinho, dando àquela comunidade uma nova oportunidade para brincar, de forma organizada e inclusiva, este que é um dos períodos mais festivos do Brasil. Além de bloco de carnaval e uma banda, o Olodum é hoje uma Organização Não Governamental do movimento negro brasileiro, com sede no Centro Histórico de Salvador. Entre as muitas contribuições para a sociedade, o Olodum desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e orgulho do povo afro-brasileiro, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas na Bahia e no Brasil e mantem o projeto social Escola Olodum, referência na educação complementar de crianças e adolescentes da cidade de Salvador.

Redes Sociais
Transmissão no Canal do YouTube: www.youtube.com/tvolodum

Instagram:@Olodum_oficial
Facebook:@olodum.oficial
Twitter:@olodum

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *