Cicloturismo: Centro de Portugal vai ter “a maior ecopista da Península Ibérica”

Por André Rosa

Aquela que se anuncia como a futura “maior ecopista da Península Ibérica” está a nascer na região centro do país, e em Vouzela conheceu mais um importante contributo. No final de julho, este concelho inaugurou sete quilómetros de trilhos, fruto de um investimento financiado em parte pelo Turismo de Portugal.

A Ecopista do Dão em Viseu vai integrar este projeto vocacionado para o turismo sobre duas rodas. Foto: Fernando Marques.

 

Este troço vai ter ligação ao projeto intermunicipal da ecopista do Vouga, que ligará Sernada a Viseu ao longo de 65 quilómetros de extensão – para já tem apenas 11 quilómetros construídos. Quando este troço for ligado, por sua vez, ao da ecopista do Dão (49 quilómetros entre Santa Comba Dão e Viseu), o centro do país terá “a maior ecopista da Península Ibérica.

Com a nova ecopista, construída em cima da antiga linha ferroviária do Vale do Vouga, os praticantes de BTT e pedestrianismo poderão usufruir da beleza natural da Serra do Caramulo, contemplar o rio Vouga e pedalar nas antigas linhas férreas que foram convertidas para esta finalidade desportiva e de lazer. Vouzela passa assim a integrar os 435 percursos deste gênero no país.

Segundo comunicado da câmara municipal de Vouzela, este projeto ajuda a “consolidar o território enquanto destino de turismo natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, trail, percursos pedestres e a Subida Épica entre o centro histórico da cidade e Adsamo, cujo cenário é um atrativo para os praticantes”.

O BTT e o cicloturismo têm motivado, aliás, variados investimentos privados em estruturas turísticas como um alojamento especializado e uma loja, a que se junta também a loja de artesanato Saudades do Centro, que vende alforges de bicicleta feitos em burel. “Um produto bastante diferenciado, associado a esta região”.

*Fonte: Jornal de Notícias/pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *