Circuito do Queijo Terroir Vertentes revela tradição mineira

Por Patrícia Campos

Criado em 2018, o circuito percorre municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes, como São João Del-Rei, Barbacena e Tiradentes, e proporciona uma viagem cheia de descobertas históricas em meio às raízes da produção do ilustre derivado do leite no Campo das Vertentes.

Queijo minas artesanal produzido em Resende Costa pelo Casal Gastrô. Foto: Divulgação

O visitante pode vivenciar toda a rotina dos agricultores que fabricam a iguaria, tendo contato com as tradições e técnicas utilizadas e, o melhor, a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.

Os turistas da Rota do Queijo Terroir Vertentes contam, ainda, com a possibilidade de se hospedar em algumas propriedades do roteiro e realizar atividades típicas do meio rural, como cavalgadas e a ordenha dos animais que fornecem a matéria-prima do produto, sempre orientados por anfitriões quanto aos processos de elaboração da especiaria. Outra opção é se deliciar em restaurantes típicos da tradicional gastronomia, que inclui, ainda, cafés especiais, doces e cachaça artesanal, entre outras atrações, além de participar de atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.

O circuito foi concebido para incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico das cidades que integram a Trilha dos Inconfidentes. Além de fomentar o turismo e a geração de renda aos produtores e suas famílias, o roteiro permite a criação de negócios ligados ao Queijo Mineiro, premiado no Brasil e no exterior.

A formação do roteiro teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que realizou o levantamento dos queijeiros interessados em comercializar a mercadoria diretamente ao turista. Fonte: Diário do Turismo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *