O Parque Social, em parceria com o Programa Educativo Caixa Gente Arteira, promove, neste mês de setembro, visitas de beneficiários às exposições Metade Paisagem, Metade Poesia e De Passagem. A ação, que acontecerá também nos dias 28, 29 e 30, tem o objetivo de celebrar o retorno das atividades da Caixa Cultural Salvador e homenagear a capital baiana.
Na sexta-feira (17), 20 participantes do Projeto Jovem Monitor de Turismo contemplaram as artes expostas no espaço, localizado na Avenida Carlos Gomes. Para receber o público, o local adotou protocolos de prevenção à Covid-19, para segurança de visitantes e funcionários.
O diretor adjunto do Parque Social, Randerson Almeida, destaca a importância de promover o acesso à cultura às pessoas de baixa renda. “Nós estamos passando por esse momento de restrições, agora mais flexibilizado, em que essas pessoas estão isoladas, e esse aspecto cultural e lazer foi deixado de lado, nesse período. Então, serão momentos de interação e expansão de conhecimento”, afirma.
Exposições
Na mostra Metade Paisagem, Metade Poesia, estão expostas obras de Tatti Moreno, Carybé, Antonello L’Abbate, Deraldo, Lúcia Matos, Eliana Kertész, Ronaldo Martins, Itamar Espinheira, Emanoel Araújo, Luiz Neto, Pedroso, Rescala e Marcelino Dias, que compõem o acervo artístico da Caixa Cultural Salvador e que trazem a beleza da primeira capital do Brasil.
A poesia é representada por artistas históricos, que fazem parte da essência baiana, como Castro Alves, Gregório de Mattos, Arthur Salles e Amélia Rodrigues. A contemporaneidade está presente através da contribuição da poeta Lívia Natália, escritora premiada, com quatro livros lançados, e Kalu, cantor e compositor atuante na cena musical soteropolitana dos dias atuais.