Praia do Forte (BA): Fundação Garcia D’Ávila ganha mais um atrativo de peso

Por Eugênio Afonso

Além do museu, de uma grande área verde com uma gameleira centenária, da capela sonora, de um deck mirante e de uma lojinha com café, o Castelo Garcia D’Ávila agora tem mais um atrativo para os visitantes. Trata-se da exibição de video-mappings, que podem ser assistidos nos finais de semana – sexta, sábado, domingo – e nos feriados, a partir das 18h.

A partir de agora, nos finais de semana, o visitante poderá desfrutar da exibição de video-mappings nas ruínas do castelo. Foto: Agx Filmes.

 

No pátio de honra e nas ruínas do castelo, após o pôr do sol, o público agora poderá ver também a exibição de video-mappings assinados pelos VJ Gabiru, Grazzi e Spetto,

Um projeto expográfico realizado por Rose Lima e Fritz Zehnle Jr que imprime nas paredes do castelo a história da família Garcia D’Ávila. Um clã que, no século XVI, se estabeleceu no alto da colina de Tatuapara, local bastante estratégico e privilegiado para proteção, tanto dos povos do interior quanto dos intrusos vindos pelo mar.

Toda a história está lá, desde a chegada de Garcia D’Ávila com Tomé de Souza, até a morte do último senhor de Tatuapara, o Visconde da Torre. A proposta é reconstruir a narrativa da saga dos Garcia D’Ávila como instrumento de educação, informação e cultura.

Erguido em frente ao mar, em Praia do Forte – município de Mata de São João, o Castelo Garcia D’Ávila é um símbolo histórico importante do início da colonização e povoamento do Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *