Por Leonardo Neves
Os cruzeiros estão com mar aberto para voltarem ao Brasil. A temporada marítima 2021/2022 está confirmada para começar em novembro e irá se estender até abril de 2022, conforme anunciado pelo Ministério do Turismo (MTur), no sábado (2).
A retomada dos cruzeiros no Brasil aguardava apenas a liberação da Anvisa e do Governo Federal. Agora, com o sinal verde dado, sete navios da Costa e da MSC deverão navegar no litoral brasileiro, ao longo de seis meses, ofertando 566 mil leitos (35 mil a mais do ofertado em 2019/2020), sendo a maior oferta dos últimos quatro anos, segundo o MTur.
Além disso, estão previstos cerca de 130 roteiros e 570 escalas em destinos nacionais muito queridos e procurados pelos brasileiros, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.
Para autorizar a retomada dos cruzeiros, entre as principais medidas adotadas e que deverão ser definidas pela Anvisa no Brasil estão: testes de Covid-19 pré-embarque em todos os hóspedes, com triagem rigorosa; tripulantes vacinados, com três testes antes de entrar em serviço e quarentena; além de uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.
Outra importante medida é que as excursões seguirão os protocolos das Companhias Marítimas e dos municípios, para que as pessoas possam desfrutar ao máximo do lazer com muita segurança.
“O retorno bem-sucedido da navegação é resultado de um trabalho conjunto extremamente técnico e criterioso da Clia e da indústria de cruzeiros para a implementação de protocolos criados por médicos, cientistas e especialistas, colocando a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas em primeiro lugar. Estamos prontos para navegar e para atender à demanda reprimida de pessoas apaixonadas por cruzeiros”, avaliou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
*Fonte: Brasilturis