Por Igor Regis
A MSC Cruzeiros confirmou nesta terça-feira (5) a sua presença na temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022. A oficialização ocorreu após a publicação da portaria número 657, do dia 2 de outubro, por parte das autoridades competentes nacionais aprovando o retorno dos cruzeiros em águas brasileiras. A temporada da companhia terá início no dia 5 de novembro e contará com três navios, o MSC Seaside, MSC Preciosa e MSC Splendida.
Em linha com esta diretriz, a Companhia foi obrigada atualizar seus roteiros pela região e substituir destinos internacionais como Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este por mais portos brasileiros, incluindo Balneário Camboriú, Porto Belo, Cabo Frio, Ilhabela, Salvador e Maceió em diferentes itinerários.
Como consequência, os cruzeiros MSC Grand Voyages previstos para partir da Europa para o Brasil, os cruzeiros do MSC Sinfonia previstos para partir de Itajaí com destino à Argentina e Uruguai, bem como os cruzeiros do MSC Orchestra previstos para partir da Argentina com destino ao Brasil não poderão ser realizados devido as condições da portaria.
A temporada brasileira
A programação atualizada para a temporada inclui três modernos navios com design contemporâneo, amplas áreas externas, com entretenimento completo, variadas opções gastronômicas, uma grande oferta de cabines com varanda, muito conforto, relaxamento, piscinas e belas vistas do oceano, além da ampla oferta de itinerários com variados destinos pela região. Serão quatro portos de embarque disponíveis no Brasil: Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.
“Somos a empresa líder no Brasil e, com o reinício das nossas operações no país com um número maior de escalas em portos brasileiros, certamente geraremos grandes oportunidades de trabalho para todos os nossos parceiros agentes de viagens, receptivos, prestadores de serviços, fornecedores, bem como nos destinos onde visitamos, contribuindo assim para a retomada do setor de turismo e estimulando a geração de empregos e a economia brasileira”, completou.
O MSC Preziosa se tornará o primeiro navio a retomar as operações no Brasil, no dia 5 de novembro, após 20 meses de paralização do setor no país, devido a pandemia. O navio oferecerá cruzeiros de três e quatro noites partindo de Santos e escalas alternadas em Ilha Grande, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Ilhabela, Porto Belo e Balneário Camboriú; cruzeiros de 3 noites com embarques no Rio de Janeiro e escalas alternadas em Ilhabela e Cabo Frio; cruzeiros de cinco e seis noites partindo do Rio de Janeiro com escalas alternadas em Cabo Frio, Ilhéus e Salvador e ainda cruzeiros de sete e oito noites que partirão do Rio de Janeiro e visitarão Ilha Grande, Cabo Frio, Ilhéus, Salvador e Maceió em substituição ao cruzeiros internacionais anteriormente divulgados.
Um dos destaques da temporada será o MSC Seaside, que navegará pela primeira vez em águas brasileiras. Este ultramoderno navio possui um projeto revolucionário na indústria e foi inspirado nos condomínios de praia de Miami. O navio convida os hóspedes a estarem mais próximos do mar e aproveitarem o sol do verão com suas amplas áreas externas, com incríveis piscinas e parque aquático. Ele possui uma promenade externa que circunda todo o navio, cinco piscinas, 13 hidromassagens, duas tirolesas, a icônica Ponte dos Suspiros que fica localizada a 40 metros de altura, boliche, espaços kids desenvolvidos em parceria com a Chicco e a Lego, cinema XD, o MSC Aurea SPA, 10 restaurantes e muito mais.
Ele iniciará seus cruzeiros no Brasil a partir do dia 4 de dezembro e fará roteiros de seis, sete e oito noites, partindo de Santos e visitando de forma alternada Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Salvador e Maceió.
O terceiro navio será o MSC Splendida que iniciará as suas viagens no dia 19 de dezembro. Ele oferecerá cruzeiros de sete noites pelo Brasil, partindo de Santos e visitando destinos incríveis como Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio em substituição ao itinerário internacional anteriormente divulgado.
Esse navio conta com uma infraestrutura completa e sofisticada, com seis restaurantes, dentre eles um especializado em gastronomia oriental, 18 bares e lounges, lojas, simulador de F1, quatro piscinas, aquapark, kids clubs e diversas outras atrações.
A temporada 2021/2022 da MSC Cruzeiros no Brasil vai até abril de 2022. As vendas estão abertas e as reservas podem ser feitas com parcelamento de até 12 vezes sem juros. A Companhia está com um conjunto de ações promocionais e facilidades para os brasileiros planejarem com tranquilidade as suas próximas férias. A MSC Cruzeiros oferece o Programa de Reservas Flexíveis, que dá aos futuros hóspedes a possibilidade de remarcar suas viagens, sem taxa de remarcação, até 15 dias antes do embarque, no caso de reservas realizadas até o dia 31 de outubro.
A promoção 2º hóspede grátis, em saídas selecionadas, também está vigente e, com a promoção MSC Seniors 65+, os hóspedes com 65 anos ou mais têm descontos especiais dedicados. Outra ação é o programa global especial de tarifas com desconto para os profissionais de saúde da linha de frente no combate à COVID-19 que oferece descontos nas tarifas regulares das cabines. Para completar, os membros do MSC Voyagers Club, programa de fidelidade da Companhia, possuem desconto de 5%+15% em diversos cruzeiros da programação.
A MSC aproveita para informar que desenvolveu um novo seguro viagem que inclui cobertura para COVID-19, a partir de 79 reais por pessoa para cruzeiros de 3 noites e a partir de 149 reais por pessoa para cruzeiros de 7 noites. Este serviço estará disponível para reservas nos próximos dias, assim como os novos itinerários do MSC Preziosa e do MSC Splendida pelo Brasil.
A Companhia ainda informou que poderá receber hóspedes estrangeiros a bordo de seus navios desde que entrem no país por via aérea e atendam todos os protocolos conforme descrito na portaria.
Protocolos que serão aplicados na temporada brasileira
As autoridades sanitárias e de saúde definirão em breve o protocolo de saúde e segurança que apoiará a temporada para viagens seguras no país. Os detalhes serão comunicados assim que estiverem disponíveis.
A MSC Cruzeiros está realizando viagens bem-sucedidas há mais de um ano, quando se tornou a primeira grande Companhia de cruzeiros a retomar as navegações internacionais após a paralisação global da indústria em março de 2020, causada pela pandemia da COVID-19. Desde então, 12 navios de sua frota estão navegando nos principais mercados do mundo como na Europa, Reino Unido, Estados Unidos, Caribe e no Oriente Médio, com a aprovação das autoridades competentes e o suporte de um protocolo de saúde e segurança, líder da indústria, que se provou efetivo para a proteção dos hóspedes, tripulantes e comunidades que os navios visitam.
Para mais informações sobre as alterações realizadas na temporada ou sobre os novos itinerários oferecidos, os hóspedes podem entrar em contato com seu agente de viagens ou com a Central de Atendimento da MSC Cruzeiros no caso de reservas feitas diretamente com a Companhia. Fonte: Mercados&Eventos