Encomtur é marcado por visitas técnicas aos destinos turísticos de Santarém

Por Seleucia Fontes

O auditório da Casa Saulo, em Santarém, foi sede da abertura o Encontro dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur), ocorrido na tarde de quinta, 14. O evento começou com uma intervenção artística do ator e diretor Kadu Santoro e exibição de vídeo sobre Santarém.

Na sequência, Christina Hayne, presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur Pará), ressaltou a alta representatividade de jornalistas de quase todos os estados e o compromisso dos mesmos com a pauta do turismo.

 

“Passamos por um momento muito difícil, muitos escolheram Santarém como primeiro destino de viagem”, disse, ressaltando que os participantes do evento serão “multiplicadores do desejo de conhecer o Pará”, por meio de mecanismos diversos de comunicação.

Presidente do Fórum Internacional de Comunicação Ecologia e Turismo (Ficet), co-realizadora do Encomtur, Gorgônio Loureiro, falou da importância dos comunicadores que responderam positivamente ao chamado para o Encomtur e ressaltou a criação da Febtur, uma entidade comprometida com a divulgação do setor e de seus parceiros. “A Febtur será uma entidade diferenciada”, pontuou, ressaltando os apoiadores regionais do evento.

Hugo Alex Diniz, reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), agradeceu ao convite para participação da universidade, lembrando que a instituição trabalha pela crianção do curso de Turismo, “acreditando na força da floresta em pé”.

O secretário de Cultura de Santarém, Luiz Alberto Figueira, o Pixica, disse que Santarém está de braços abertos para mostrar a cultura e a gente da região. Também ressaltou o apoio do governo estadual e o esforço de Christina Hayne para entregar o evento.

O secretário adjunto de Turismo de Parauapebas, Celso Valério, pontuou que seu município também busca o reconhecimento no turismo. “Temos grandes projetos para a cidade”, falou, oferecendo Parauapebas como sede do próximo Encomtur.

O secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, lembrou que este é um encontro histórico, resultado do alinhamento de vários parceiros. “Para nós é uma honra poder sediar este evento”, pontuou.

“Apostamos no turismo da região, desenvolver o estado através do turismo é uma política do Governo do Pará e Santarém é uma prioridade”, disse o secretário de Turismo do Pará, André Dias, lembrando o trabalho sério e ético da jornalista Christina Hayne e demais envolvidos na organização do Encomtur.

Representante da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento Ribeiro – foto – falou das perspectivas de recuperação após a pandemia, ressaltando os lados positivos, como o avanço da vacinação, o retorno das atividades corporativas, o crescimento da demanda doméstica. Também aproveitou para anunciar o início das vendas de passagens para Tucuruí e Paragominas, no Pará. “O turismo mudou, as pessoas estão em busca de novas referências em informações, temos que tratar o turismo como atividade econômica”, afirmou. Agora, a Azul passará a atender aeroportos de sete municípios paraenses.

Ressaltando a integração entre cultura e natureza como uma forte característica patense, André Dias, secretário de Turismo do Pará, abriu a programação técnica do Encomtur na sexta, 15, no auditório do Hotel London, com a palestra “Pra sentir intensas emoções: Santarém e Beltrame”.

Entre as informações turísticas repassadas, o gestor ressaltou o papel da difusão profissional de informações. “O resultado do nosso trabalho com jornalistas e criadores de conteúdo mais que quadruplicou a movimentação aérea em 2019”, pontuou, ao comparar os números, de 112.720 assentos no ano anterior, para 496.963 naquele ano, e mesmo em 2020, ano de muitas restrições em função da pandemia, foram registradas 265.808 viagens. O gestor ressaltou a presença de 20 mil turistas estrangeiros no ano passado, confirmando o aumento do interesse pelos destinos mais afastados.

Terceiro dia do Encomtur foi marcado por visitas técnicas aos destinos turísticos de Santarém

O Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo continuou no sábado, 16, com visitas técnicas por alguns dos destinos turísticos de Santarém. Em função da variedade de atividades e do interesse dos profissionais que participaram do evento, o grupo foi dividido em três equipes, que visitaram, ao longo do dia, Belterra, Apicuns e o roteiro das praias de água doce.
“Com apoio dos nossos parceiros, foi possível elaborar uma programação que contemplasse visitações a estas áreas”, explica a presidente da Febtur Pará, realizadora do evento, Christina Hayne. No domingo, o evento reservou a atração internacional de Santarém, Alter do Chão.

Jornalistas visitaram Belterra no terceiro dia do ENCONTUR

O terceiro dia foi marcado com inúmeras programações entre elas a formação de três grupos de visitação de áreas consideradas fomentadoras do turismo regional.

Com o ponto de encontro, em frente a orla da cidade, os jornalistas iniciaram a manhã de sábado contemplando um dos cartões postais mais admirados que é o encontro dos rios Amazonas e Tapajós.

                                      Fazendo parte do roteiro esteve os passeios para Arapiuns e a cidade histórica de Belterra

 

No município que viveu o auge da extração do látex, os visitantes acompanharam um pouco sobre a cidade que sofreu forte influência norte-americana com seu precursor Henry Ford e a extração do látex.

A preservação das seringueiras, e as casas sendo algumas ainda em arquitetura original, rendeu bons registros fotográficos.

Além disso os participantes visitaram a Casa da Memória que guarda objetos nativos daquela áurea época e seguiram para o almoço na praia de Jurucuí.

A rota ainda incluiu uma breve parada em outro ponto da cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão, que será apreciada na programação desta segunda-feira, 18.

A primeira edição do Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encontur continuou durante o final de semana com o apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), Diretoria Regional do Tapajós-DRTap do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), entre outros parceiros. Fotos: Divulgação.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *