Por Nelson Rocha
Há cerca de dois meses aberto para o turista brasileiro, Portugal registra um ritmo acentuado das atividades turísticas, antes suspensas devido a pandemia. Durante uma conversa com o Portal Turismo Total, Pedro Ribeiro, diretor comercial do Hotel Dom Pedro Lisboa e um dos mais experientes e influentes integrantes do trade turístico lusitano, confirma a tendência de crescimento do setor, destacando a presença brasileira em terra lusa, particularmente na unidade hoteleira. “Temos tido, realmente, uma retoma forte. Os brasileiros estão voltando a vir à Portugal e pra nós é um prazer recebê-los aqui em Lisboa”, afirma.
Conforme Pedro Ribeiro, o mercado brasileiro é, tradicionalmente, pioneiro em termos de clientes para a unidade hoteleira portuguesa. “O Brasil é o primeiro cliente do Hotel Dom Pedro Lisboa nos últimos 10 anos. Isto deve-se realmente a todas ações de relacionamento que foram criadas ao longo destes anos de envolvência do Grupo Dom Pedro no Brasil. Desde a nossa presença com hotel próprio no Brasil, e também desde todos os eventos ligados ao Brasil, dos quais somos o hotel oficial. Têm sido ações contantes e uma forma de estarmos presentes, de uma forma recorrente e concreta. É assim um mercado muito importante pra nós, nos seus mais variados segmentos, desde os grupos de eventos corporativos, até o cliente individual e de grupos de lazer”, declarou.
Na oportunidade, Pedro Ribeiro destacou também o aumento recente da busca de brasileiros pelo Algarve, região do sul de Portugal. ” O Algarve é o primeiro destino de turismo de Portugal. Não era tão conheido no Brasil, mas nos últimos anos está a ser mais conhecido”, pontuou, atribuindo o crescimento do fluxo turístico brasileiro a eventos internacionais, como o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e o Moto GP, ” mas também magníficas praias, a parte de entretenimento como festas, sendo uma alternativa cada vez maior a destinos como Ibiza (Espanha), Mikonos (Grécia), Saint Tropez (França). O Algarve tem esta animação, com o preço estando mais acessível. O Grupo Dom Pedro tem quatro hotéis no Algarve, restaurantes, essencialmente em Vilamoura, que é a principal região do Algarve, e cinco campos de golfe, que é muito importante para nós. Fazemos cerca de 200 mil voltas de golfe por ano em Vilamoura, fazemos de Vilamoura o maior destino europeu de golfe. O nosso produto é assim muito completo, desde Lisboa ao Algarve, até a própria ilha da Madeira. Venham nos visitar que estaremos de braços abertos para recebê-los aqui em Portugal”, concluiu o executivo da hotelaria portuguesa, ao falar com exclusividade para o Portal Turimo Total.
No próximo dia 10 de novembro, às 11 horas, acontecerá no Hotel Dom Pedro Lisboa uma conferência de Imprensa sobre a Convenção dos Estados e Municípios Brasileiros, com a presença da presidente do Instituto Realidade Brasil Maristela Valadares, idealizadora da CEMB, e dos secretários de turismo dos estados de Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Bahia.