Projeto do Minho com MInas Gerais promove evento luso-brasileiro

A Associação UAI – União, Apoio, Integração em parceria com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais anunciam o lançamento do Projeto “O Minho e Minas Gerais” e convidam para evento em Belo Horizonte.

Local: Auditório da SESCON-MG (Av. Afonso Pena nº 748, 24º andar, Centro, Belo Horizonte)
Dia: 19/11
Horário: 17h. às 20h.
Somente para Convidados.

PROGRAMAÇÃO:
17 às 17:30h. – Credenciamento
17:30h. – Colóquio com os convidados:
. Alexandra Gomide – Presidente da Associação UAI.
. Carlos Alberto Lopes – Presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.
. SECULT- Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
19h. – Exibição dos vídeos do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e do Professor da UMinho Eduardo Pires de Oliveira, historiador e autor do livro “O Minho e Minas Gerais no século XVIII “.
19:15h. – Encerramento do Colóquio: Cláudio Motta – Vice-Presidente da Câmara Portuguesa e Presidente do Conselho de Relações Internacionais da ACMinas.
19:30h. Assinatura de protocolos: UAI/SESCON e UAI/Câmara Portuguesa e Encerramento.

Sobre a Associação UAI, instituição de Portugal de apoio à comunidade brasileira, sem fins lucrativos, visitar www.uai.pt

Para entrar em contato, basta enviar um email para presidencia@uai.pt .

O link para confirmar presença no evento é: https://cutt.ly/2TsUCjD

Para saber mais, leia a justificativa do projeto:

“Foi sobretudo do Minho que partiu a maior parte dos homens que povoavam Minas Gerais na primeira metade do século XVIII. Hoje, passados três séculos ainda se sentem com força muitas raízes comuns.” (Minho e Minas Gerais no séc. XVII, Prof. Eduardo Pires de Oliveira)

É diante de todo esse encontro histórico, arquitetónico e cultural que se faz necessário resgatar o passado entre o Minho e Minas Gerais, percebendo as marcas deixadas por essa convivência extrema e assim justificando muito dos nossos hábitos e costumes.

Queremos tornar conhecido como se fazia o percurso do Minho para Minas e a importância fundamental que o dinheiro e o ouro de Minas Gerais tiveram na estruturação da economia e na arte do Minho naqueles tempos, além das marcas até hoje observadas no povo mineiro, com características, hábitos e costumes muito próximos ao do povo minhoto.

Tendo em vista o desconhecimento geral dessa relação tão intensa entre os dois povos, a Associação UAI – União, Apoio e Integração da comunidade luso-brasileira, une-se a parceiros do Minho e de Minas Gerais, para resgatar essa história tão antiga e com consequências tão atuais.

*Fonte: Jornal MG Turismo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *