A 5ª Conferência Internacional da Diversidade – Empresas, Cultura e Turismo LGBT foi aberta no domingo (21) e segue até esta quarta-feira (24), na Biblioteca Mário Andrade, em São Paulo. A Bahia é homenageada no evento como o destino nacional convidado, por ser o primeiro estado do Nordeste a fazer parte da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que promove o encontro. Os debates reúnem instituições públicas, empresários e profissionais liberais brasileiros e estrangeiros.
“Os participantes demonstram compromisso com a nossa causa, por respeito à escolha de gênero e conquistas na sociedade. O Governo da Bahia dá um belo exemplo, com a sua entrada na Câmara LGBT. Esperamos que os outros estados do Nordeste façam o mesmo”, declarou o coordenador da conferência, Ricardo Gomes.
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou do dia dedicado às discussões sobre atividades turísticas no período pós-pandemia, com a divulgação das potencialidades do estado para a atração de visitantes. O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, foi um dos debatedores no painel sobre a redescoberta das viagens regionais e ações inclusivas.
“A Bahia, além dos inúmeros atrativos que possui, é também a terra da diversidade. O Estado tem políticas públicas efetivas de defesa dos direitos das minorias e de inclusão social. No caso do turismo, estamos preparados para receber o público LGBTI+, que demonstra interesse pela história, cultura, arte e belezas naturais”, explicou Bacelar.
Segundo a Câmara LGBT, a Bahia está entre os cinco destinos mais procurados do país, pelo segmento, com destaque para Salvador, Costa do Descobrimento e Chapada Diamantina. Ele representa aproximadamente 25% dos turistas brasileiros e é um dos mais importantes do ponto de vista do consumo.
- Foto: Divulgação