Enoturismo é aposta do Brasil para cativar turistas portugueses

O enoturismo começa a ganhar destaque no Brasil e a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo reforça a aposta neste produto com os olhos postos nos turistas portugueses.

As regiões brasileiras do sul, como a cidade de Bento Gonçalves (foto), apelidada como a “Capital Brasileira da Uva e do Vinho” e Santa Catarina, posicionam-se entre as mais relevantes para o sector.

Carlos Brito, presidente da Embratur lembra que o Brasil não é só um destino de praia, mas também produz vinhos que estão entre os melhores do mundo. “Sabemos que o turista português é, na sua generalidade, um amante de vinho, e que a indústria da vinicultura é muito importante em Portugal”, refere o responsável para adiantar que no território brasileiro, é também “possível viver experiências inigualáveis no que toca ao enoturismo e queremos mostrá-las ao mundo”.

A maior parte da produção de vinho no Brasil está, neste momento, concentrada no sul do país – é o caso da Serra Gaúcha, região localizada no Estado Rio Grande do Sul e que se posiciona como a mais representativa região vinícola do país. Aqui se situa a primeira região brasileira a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem para os vinhos e espumantes ali produzidos.

Ainda no sul do Brasil, a região de Santa Catarina ganha também destaque no mercado do enoturismo – onde é possível degustar bons vinhos e espumantes em vários programas disponíveis para os turistas. É possível conhecer os espaços de cultivo, a produção do vinho, participar em degustações, ou até mesmo assistir à colheita da uva, através de visitas programadas e guiadas.

Além da região sul, existe outra rota que se tem destacado, a do Vale do São Francisco, importante rio da região nordeste do Brasil. A produção de vinhos é uma atividade recente naquela zona do país, e vem sendo intensificada nos últimos anos.

  • Fonte: Publituris; Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *