Quinta Cultural no Palacete das Artes de Salvador (BA)

Nesta quinta-feira, 25 de novembro, um lançamento literário em dose dupla vai movimentar, ainda mais, o Palacete das Artes, na Graça, um dos principais espaços culturais de Salvador. Das 16h30 às 20h30, serão lançados os livros Vida+Leve, da jornalista e escritora Márcia Moreira, e Respirando Letras, do escritor Gustavo Gordilho. As duas obras marcam, também, o lançamento do selo Bora Publicar, da editora P55.

A tarde cultural começa um pouco mais cedo, às 15h30, com o evento Encontros: uma conversa sobre amigos, que trará três amigos de longas datas do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger. Na mesa de conversa, Ebomi Cici de Yemonjá (Vovó Cici) falará sobre Pierre Verger, Rina Angulo falará sobre a fotógrafa Artele Soares, e o babalorixá Luis de Yemonjá (Pai Sereia) dialogará sobre o babalorixá do Ilê Axé Opô Aganju, Pai Balbino. A roda de conversa será mediada pelo coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, e por Rosana Moore, da Diretoria das Artes da Funceb.

Até janeiro de 2022 o Palacete das Artes (foto) abriga a exposição coletiva do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. São mais de 100 imagens de fotógrafos de seis estados (Bahia, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará) e do Distrito Federal.

As imagens estão divididas em três categorias: Livre temática e técnica, que buscou um ensaio fotográfico documental de forma livre. Ancestralidade e Representação, que recebeu ensaios abordando a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares e sociais no Brasil e Questões Históricas, para propostas que dialogam com o momento histórico contemporâneo do país. O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger homenageia o legado do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida em Salvador.

Quem também participa da tarde cultural é o ator Marcelo Praddo e sua cozinha do Mané Delícias, além da Oyá Cozinha Afetiva. Por conta da pandemia, Marcelinho criou uma culinária delivery e ganhou fãs também fora dos palcos com pratos e quitutes muito saborosos.

Os Livros

 

“As redes sociais preconizam que a vida deve ser um eterno parque de diversões: só alegrias. Mas a vida adulta inclui muitos outros elementos …”. A frase está na introdução do livro Vida+Leve que será lançado pela jornalista, escritora e roteirista Márcia Cordeiro Moreira, no dia 25 de novembro, no Palacete das Artes. São 20 textos que propõem uma reflexão sobre como manter a leveza dentro de nós face às muitas tarefas e o estresse que enfrentamos no dia a dia diante das cobranças da “vida perfeita” feitas, principalmente, pelas redes sociais.

O livro Vida+Leve está subdividido em quatro capítulos: Compreender; Aceitar; Mentalizar e Praticar. O primeiro está relacionado à percepção de nossos limites, de nossas falhas. O segundo fala sobre autoestima e paz consigo mesmo. O terceiro aborda temas como estabelecer objetivos e a importância do perdão. O último capítulo traz a relevância de práticas como escutar, silenciar e celebrar.

“Este livro nasceu, principalmente, da minha vontade de falar de um período muito difícil da minha vida em que tive de enfrentar o isolamento, o deboche, o abuso emocional. São reflexões que tive de fazer, na época, para retomar meu equilíbrio emocional e que, agora, estou propondo a outras pessoas através desses textos”, explica Márcia Moreira. “Não estou ditando verdades, mas compartilhando aprendizados”, define.

Na ocasião, também será publicado o livro de poemas, minicontos e textos, Respirando Letras, de Gustavo Gordilho. “O título é uma brincadeira com o ato de respirar fundo, como algo necessário para se viver”, afirma o autor.

O lançamento dos livros Vida+Leve (R$35) e Respirando Letras (R$40) será no dia 25 de novembro, das 16h30 às 20h30, no Palacete das Artes, na Graça. O evento será em área aberta, dentro dos protocolos de segurança necessários por conta da pandemia. Além da versão impressa, ambas as publicações ganham versão digital e podem ser adquiridas no site p55.com.br e, em breve, na Amazon. O lançamento do livro conta com apoio do Palacete das Artes, equipamento cultural que integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba).

*Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *