Por Pedro Menezes
Líderes do turismo de todas as regiões do mundo já estão em Madri para a 24ª sessão da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). Os ministros do turismo estarão ao lado de representantes de organizações internacionais e de todo o setor privado para a primeira reunião de turismo a ser realizada desde o início da pandemia, com inovação, educação e investimento como principais prioridades na ordem do dia da pandemia.
No total, mais de mil participantes, representando 135 países e incluindo 84 ministros e vice-ministro do Turismo, estarão presentes. “O turismo global enfrenta os desafios de hoje enquanto olha para as oportunidades de amanhã. A Assembleia Geral mostra a determinação do setor em reiniciar, liderar a recuperação e ser um pilar central do desenvolvimento sustentável”, disse o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
A OMT abriu a Assembleia Geral com a apresentação do Código Internacional para a Proteção de Turistas. Lançado em resposta à queda na confiança do consumidor causada pela pandemia, o código legal fornecerá padrões mínimos e direitos do consumidor para turistas em situações de emergência. Foi desenvolvido em colaboração com 98 Estados Membros e Membros Associados, bem como organizações internacionais de Estados não Membros e setor privado.
A OMT abriu a Assembleia Geral com a apresentação do Código Internacional para a Proteção de Turistas, que fornecerá padrões mínimos e direitos do consumidor para turistas em situações de emergência
Já na 43ª Sessão Plenária anual, formada por empresas e destinos, além de representantes da sociedade civil e do meio acadêmico, a OMT conta com mais de 500 qfiliados para transformar a política de turismo em ações. Em Madri, os participantes tiveram uma visão geral da resposta da OMT à crise e do Rastreador de Destino, desenvolvido em colaboração com a Iata, apresentado como um exemplo de colaboração eficaz entre o setor público e o privado.
Antes da abertura oficial da Assembleia Geral, a OMT convocou seu Conselho Executivo para sua 114ª sessão. O Conselho, que atua como órgão de direção da OMT, reuniu-se para ouvir o secretário-geral Pololikashvili apresentar o seu relatório sobre os trabalhos realizados desde a 113ª reunião, também realizada em Madri no início do ano.
Os membros do Conselho Executivo concordaram com a implementação do Programa Geral de Trabalho para 2020-2021 e para 2022-2023. Os membros também endossaram várias iniciativas importantes, como Turismo para o Desenvolvimento Rural, o projeto Best Tourism Villages e a Global Initiative on Plastics for Tourism.
Fonte: mercado&eventos- Foto do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, divulgação