Turismo religioso: Datas festivas de Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição são celebradas

Santa Bárbara (4), Nossa Senhora da Conceição (8) e Santa Luzia (13) são as misericordiosas guardadas por seus devotos, no mês de dezembro, em São Luís (Maranhão), Salvador (Bahia), e outros destinos brasileiros.

Reza sua história que Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia, na Turquia, no final do Século III. Foi uma bela jovem, filha única de Dióscoro, um rico e nobre morador de Nicomédia, que não queria deixá-la viver no meio da sociedade corrupta. Por isso, decidiu fechá-la numa torre, ensinada por tutores da sua confiança. Do alto da torre, ela contemplou a natureza: as estações do ano, a chuva, o sol, a neve, o frio, o calor, as aves, os animais, etc., passando a questionar ser aquilo criação dos “deuses”, como seus tutores e seu povo acreditavam, ou se havia um mais poderoso por trás da criação.

Em Salvador (Bahia) a Festa de Santa Barbara tradicional atrai milhares de fiéis. Foto: Bruno Concha/Secom-Pms 

 

Dia de Santa Bárbara ou, seguindo o sincretismo religioso, Dia de Iansã, senhora das almas, dos ventos, das tempestades, dos raios e relâmpagos. Iansã é um Orixá guerreiro que chegou ao Brasil juntamente com os negros escravos. Na umbanda, Iansã protege e livra os fieis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental.

Em São Luís do Maranhão ela terá festa na Casa de Nagô, na Rua das Crioulas, e no Anjo da Guarda, na Rua Costa Rica, desde que foi trasladada da Madre de Deus, por D. Celeste, continuada por seu filho mais velho, José Santos (Sabujá) e agora pelo filho deste, Jean.

Também em Salvador tradicionalmente há uma procissão com fiéis acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Conceição por ruas centrais da cidade. Foto: Divulgação.

 

N. S.ª da Conceição terá novena em suas igrejas no Monte Castelo e no Anil, mas no primeiro bairro tem sua festa mais concorrida, no largo,  e com umas das maiores procissões, em São Luís, com missa campal na Praça Maria Aragão, na tarde/noite do dia 8. Ela é Padroeira do Município de Icatu, numa festa que reúne seus devotos das demais cidades da Região do Munim.

Lúcia de Siracusa foi uma mártir cristã do início do século IV, morta no contexto das perseguições aos cristãos. É venerada como santa pela Igreja católica e pela Igreja ortodoxa, que honram sua memória no dia 13 de dezembro. É invocada como  protetora da vista (olhos) em razão da etimologia latina do seu prenome (Lux, luz). Em português, também é conhecida pela forma popular de seu prenome, Santa Luzia.

Em Salvador (Bahia), as duas tradicionais celebrações religiosas da capital baiana irão afetar o trânsito em algumas vias até o próximo dia 8. Os festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador, provocam mudanças no tráfego de veículos, promovidas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Em tempo de incerteza ainda sobre o declínio da pandemia, certamente seus fieis, com orações, vão guardar muito bem os dias das piedosas Santa Bárbara, Santa Conceição e Santa Luzia!

*Com informações do JP Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *