Por Rafael Torres
Agora, o paraíso está mais próximo, a duas horas de avião, e o turismo em festa. Desde 2 de dezembro, Bonito, referência mundial em ecoturismo no Mato Grosso do Sul, tem conexão aérea direta com São Paulo. São dois voos semanais da Gol Linhas Aéreas ligando os aeroportos de Congonhas e Regional de Bonito, sempre às quintas-feiras e domingos.
Distante 280 km da capital Campo Grande, Bonito se tornou referência em turismo responsável e sustentável. Polo de ecoturismo, o município destaca-se como o principal da região turística Serra da Bodoquena, que inclui também Jardim e Bodoquena. A região é destino de ecoturismo e turismo de aventura com preservação ambiental e gestão pública focada na sustentabilidade.
Dentre os 40 atrativos da região, destacamos quatro com diferentes propostas mas, embora alguns incluindo aventura e adrenalina, todos com trilhas suaves para caminhadas, vida selvagem e flora exuberantes. Por isso e muito mais, a região é um dos principais destinos turísticos brasileiros para quem busca natureza.
Cada passeio reserva emoções diferentes, seja pela simples contemplação da natureza e observação da vida silvestre únicos ou pela flutuação em rios de águas cristalinas ou saltos de tirar o fôlego.
Na Fazenda Cachoeiras da Serra, em Bodoquena, o Rio Betione na língua indígena kadiwell (ou Rio Tamanduá) oferece experiências únicas entre cachoeiras e piscinas naturais, passeios de bote e caminhadas leves por trilhas em mata nativa.
Na Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito, destaque para a gastronomia e trilha pela mata ciliar do Rio Mimoso, paradas para banho em piscinas naturais e nove cachoeiras. Na do Salto, pura emoção e adrenalina: uma plataforma de 5m de altura espera você para mergulhar na pequena enseada com 6m de profundidade ao lado da queda d’água.
Já no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, talvez o mais famoso e conhecido atrativo da região: a flutuação em águas cristalinas com 2km de percurso. Aqui é possível nadar entre cardumes de diversas espécies de peixes. Nada de agitação. A palavra de ordem é relaxar e deixar a corrente te levar.
O acesso ao paraíso passa por uma leve trilha até a nascente do rio Olho d’Água, um verdadeiro aquário natural de onde parte o percurso. A pureza e cristalinidade transforma o curso d’água em um verdadeiro “jardim subaquático”.
Buraco das Araras
A primeira visão é recorrente. Um bando ou casais de araras passam em revoada sobre sua cabeça. As vozes estridentes chamam a atenção. Basta olhar para cima e ver o vermelho das aves destacando-se sob o céu azul. Mas não são só elas, também há registro de udus-de-coroa, rapazinho-do-chaco (endêmico do MS), papagaio-galego, mutum-do-penacho (ameaçado de extinção), entre outras das mais de 120 espécies já vistas no local.
O vermelho não está só nas aves, mas também no arenito que forma o Buraco das Araras, uma das maiores dolinas do mundo com 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade, localizado em Jardim. O espaço propicia um verdadeiro safári fotográfico.
Destino Premiado
Bonito foi eleito por 16 vezes o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil pelos leitores da revista especializada Viagem e Turismo, uma das principais publicações de turismo do país. O destino também já ganhou o prêmio de turismo responsável, o World Responsible Tourism Awards, em 2013.
GOL – Partindo de Congonhas, a decolagem acontece às 12h40, e a aterrissagem em Bonito, às 13h40. A saída do novo destino é às 14h20, com pouso na capital paulista às 17h15 (horários locais). Os voos são operados com o jato Boeing 737-700, que tem capacidade para 138 passageiros. As passagens já estão à venda no site da Gol.
*Fonte: mercado&eventos