Os resultados de um inquérito recente conduzido pela IPK International para a ITB Berlim, mostram um aumento nas intenções de viagem, concluindo-se que 80% dos entrevistados em todo o mundo planeiam viagens internacionais nos próximos 12 meses.
Férias de sol e praia estão em alta, mas também férias na cidade e perto da natureza, verificando-se que, embora cada vez mais as pessoas queiram viajar, as últimas descobertas continuam a refletir preocupações em relação à pandemia.
O estudo da IPK International, apesar de indicar que o interesse em viajar aumentou significativamente desde o início do ano, também revela que essa intenção varia de continente para continente. As intenções dos europeus de viajar para o exterior são agora quase 90% do nível pré-pandemia, enquanto no caso dos americanos, o valor baixa para 70% e os asiáticos estejam nos 60%, “mas com uma forte tendência de alta nos últimos meses”, refere o estudo.
Destinos populares em 2022
Os europeus preferem, claramente, “destinos no seu próprio continente para a próxima temporada de viagens”, com Espanha a aparecer em primeiro lugar, seguida pela Itália e Alemanha, bem como França e Grécia.
Os destinos preferidos dos americanos são os países vizinhos EUA, Canadá e México, além de destinos na Europa – principalmente Itália e Alemanha.
Na Ásia, as pessoas estão a planear, principalmente, visitar destinos asiáticos (Japão, Coreia do Sul, Vietname, China), enquanto na Europa, França seria o destino preferido.
Segurança supera preço
Globalmente, o grupo-alvo de viajantes no exterior já está vacinado ou recuperou (90%). No entanto, ainda existe uma preocupação considerável com a taxa de infeção, tendo este aspeto ficado evidente quando se trata da pergunta “Destino com baixa taxa de infeção ou preço de viagem favorável?” A grande maioria dos viajantes internacionais optaria por um destino com baixa taxa de infecção.
*Fonte: Publituris/pt; Foto: Divulgação