Por Leonardo Neves
A Setur-SP assinou um convênio de R$ 400 milhões que serão repassados às cidades turísticas de São Paulo, nesta quinta-feira (16). Os valores, captados através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Municípios Turísticos (Dadetur), serão distribuídos em 210 municípios para obras de infraestrutura.
O mais recente convênio anunciado pela Setur-SP se soma a outros investimentos da Pasta nas cidades turísticas do estado, que chegam a cerca de R$ 500 milhões desde o início da gestão do secretário Vinicius Lummertz, em 2019.
De acordo com Lummertz, ao longo de 2021, um total de 213 obras de infraestrutura em equipamento turístico foram entregues, através de cerca de 350 convênios de financiamento das reformas.
“É mais um investimento que se soma aos anteriores que havíamos realizado previamente, totalizando meio bilhão de reais para o turismo no estado”, destacou o secretário, reforçando ainda a criação da Rota Gastronômica do estado, contemplando o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba e a Mantiqueira.
“Esse é o setor que mais sofreu com a pandemia, mas será o que retomará com tudo a partir do ano que vem, que a assinatura desse convênio. O turismo será o vetor dos empregos que o estado de São Paulo precisa em 2022”, salientou Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae-SP.
A cerimônia de assinatura do convênio realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado, teve a breve participação de João Dória, governador de São Paulo, que destacou a distribuição dos recursos entre os mais de 200 municípios qualificados para captação.
“Somos um governo municipalista, sem partidarismo e distinção entre pequenos e grandes, onde todos as cidades do estado já receberam investimentos em diversos segmentos, seja no turismo ou em outras áreas”, apontou o Dória, reforçando a política do estado de`adotas o passaporte de vacina para recepciinar os turistas, sem dar detalhes sobre a implementação.
Fonte: Brasilturis