Por Pedro Menezes
Mais de 2,3 mil voos foram cancelados em todo o mundo nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, e outros milhares sofreram com atrasos por conta da variante Ômicron. De acordo com o site de rastreamento Flightaware.com, um total de 2.325 voos foram cancelados em todo o mundo somente hoje, incluindo 616 voos originados ou com destino a aeroportos dos Estados Unidos, e mais de 8 mil atrasados. Neste sábado (25), dia de Natal, já foram mais de 1,4 mil voos cancelados.
Pilotos, comissários de bordo e outros funcionários ligam dizendo que estão doentes ou ficando em quarentena após exposição à Covid, forçando a Lufthansa, Delta, United Airlines e muitas outras companhias aéreas a cancelar voos durante um dos períodos mais movimentados do ano para o setor de viagens.
De acordo com o Flightaware, somente a United cancelou mais de 185 voos nesta sexta-feira, cerca de 10% dos que estavam programados. Da mesma forma, a Delta cancelou pelo menos 166 voos, dizendo que “esgotou todas as opções e recursos – incluindo redirecionamento e substituições de aeronaves e tripulações para cobrir os voos programados.”
Fonte: mercado&eventos, com informações da France24