Por Carolina Morgado
Se os destinos por todo o mundo tiveram uma redução significativa de turismo durante a pandemia do coronavírus, a ilha Indonésia de Bali, muito apreciada por turistas internacionais à escala global, terá sido uma das mais afetadas.
Devido às medidas rigorosas de controlo fronteiriço e a um aeroporto encerrado, Bali passou de receber milhões de visitantes internacionais para apenas 45 em 2021. Compare-se isso com cerca de 6,2 milhões de chegadas internacionais em 2019 e 1,05 milhões em 2020.
“É o número mais baixo de visitas de turistas desde que há registos”, disse à CNN Nyoman Gede Gunadika, diretor regional de turismo da província de Bali, também confirmado pelo Gabinete Central de Estatística da ilha.
Como o aeroporto internacional da ilha, Ngurah Rai International Airport (DPS) em Denpasar, esteve encerrado para voos internacionais durante quase todo o ano, quase todos esses turistas chegaram através de iates privados. Apesar de o aeroporto ter reaberto oficialmente a voos internacionais a 24 de outubro, até agora só voos domésticos chegaram e partiram do aeroporto, principalmente da capital da Indonésia, Jacarta.
Refira-se que, para chegar a Bali, os turistas estrangeiros têm de lidar com rígidos requisitos de entrada relativos à covid. Têm de obter um visto de negócios, que custa 300 dólares (neste momento não há vistos de turismo), fazer vários testes PCR e comprar um seguro de saúde especial. Além disso, os custos das passagens são mais elevados do que o habitual devido à falta de voos diretos.
*Fonte. Publituris/pt