A Delta Air Lines revelou esta quinta-feira, 20 de janeiro, que conta ter de cancelar alguns dos seus voos devido à implantação do 5G nas proximidades de dezenas de aeroportos nos EUA, até porque as autoridades de aviação norte-americanas emitiram já alertas sobre as restrições de voos devido à interferência do serviço com os instrumentos dos aviões.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea norte-americana, estas interferências podem por em causa a segurança dos aparelhos, uma vez que a implantação do 5G pode interferir com os instrumentos de altitude dos aparelhos, que garantem a segurança dos aviões em diferentes condições climatéricas.
“Como tal, a Delta está a tomar as medidas necessárias para garantir que a segurança continua a ser a prioridade, em conformidade com as diretrizes da FAA [entidade que regula a aviação comercial nos EUA].
Apesar dos alertas, várias empresas de telecomunicações já anunciaram que vão limitar a implantação do 5G e atrasar a disponibilização do serviços em vários aeroportos do país, numa medida que a Delta Air Lines considera positiva.
Ainda assim, a companhia aérea norte-americana considera que “as indústrias podem crescer, inovar e coexistir para o benefício dos consumidores”, desde que seja encontrada “uma solução prática que permita a implantação da tecnologia 5G, preservando a segurança e evitando interrupções nos voos”.
Apesar da limitação na implantação do 5G, a Delta Air Lines acredita que ainda vai ter de cancelar alguns voos e, por isso, lembra que os passageiros afetados por estes cancelamentos podem pedir uma isenção da diferença de tarifa e reagendar o seus voos ainda antes do cancelamento.
Além desta isenção, a companhia aérea norte-americana permite também a remarcação automática para a próxima ligação disponível sempre que um voo seja cancelado, com a Delta Air Lines a garantir ainda que vai enviar também atualizações sobre alterações de itinerário diretamente para os dispositivos móveis ou e-mail dos clientes.
Além destas opções, os clientes da companhia aérea podem também recorrer à aplicação Fly Delta ou ao webiste delta.com para verificar o status de seu voo e gerir a sua remarcação com opções convenientes de autoatendimento.
“Quando os cancelamentos se tornam necessários como último recurso, a Delta trabalha para fazer alterações que afetem o menor número de clientes com os menores atrasos. Pedimos desculpas aos clientes por qualquer interrupção em seus planos de viagem”, acrescenta a companhia aérea norte-americana.
A companhia aérea revela ainda que, devido aos problemas causados pela implantação do serviço, se juntou a outras companhias aéreas com o objetivo de atrasar o 5G no espectro da banda C e “até que existam mais proteções e garantias contra possíveis interferências nos altímetros de rádio das aeronaves”.
Apesar de todas as medidas, para a companhia aérea, o impacto destes problemas nas viagens aéreas pode ser “imediato e significativo, impactando diretamente nas viagens de passageiros e no transporte de carga”, numa preocupação que já levou mesmo os CEO das principais companhias aéreas norte-americanas a alertarem, através de uma carta conjunta, que o “comércio do país vai parar”.
A Delta Air Lines garante ainda que está a avaliar a segurança das aeronaves e a tentar perceber se é seguro voar perto dos aeroportos onde o 5G já está a ser implementado, uma vez que, conclui a companhia aérea, “asegurança é e sempre foi a prioridade número um da Delta”.
*Fonte: Publituris/pt