Por Renata Jordão
Este novo avião supersônico chinês voará de Pequim a Nova York em uma hora. Com uma velocidade de 4.185 km/h, a aeronave da Space Transportation é projetada para voos suborbitais ou viagens de cidade a cidade em qualquer lugar do mundo.
A empresa aeroespacial chinesa Space Transportation disse que está desenvolvendo uma combinação de aeronave e foguete que será usado para turismo espacial. A aeronave também será usada como um jato executivo supersônico que pode ligar quaisquer dois pontos na Terra, informa o Space.com. A empresa disse que um voo de Pequim para Nova York levaria apenas uma hora.
Uma apresentação em CGI no site do Space Transportation mostra passageiros embarcando em um avião que está conectado a uma asa de planador com dois propulsores de foguete. O avião então se desprende da asa após a decolagem e voa pelo espaço suborbital. A asa e os propulsores pousam de volta na plataforma de lançamento, enquanto a aeronave segue para seu destino, pousando verticalmente.
Um porta-voz disse à mídia chinesa que o foguete terá custos operacionais mais baixos do que “foguetes transportando satélites e será mais rápido que uma aeronave tradicional”.
A Space Transportation disse em agosto passado que arrecadou US$ 46,3 milhões para seu avião espacial supersônico. A empresa também disse que realizou recentemente voos de teste bem-sucedidos em foguetes, chamados Tianxing 1 e Tianxing 2, mas não forneceu informações sobre os testes.
O Space Transportation planeja realizar testes em solo até 2023 antes de realizar seu primeiro voo de teste em 2024. Se o desenvolvimento continuar nos trilhos, ele terá um voo de teste tripulado em 2025.
Fonte: Microsoft Start/Robb Report