*Por Daniely de Oliveira, gerente de comunicação do ViajaNet, agência de viagens on-line
Diversos setores foram impactados nos últimos dois anos, e um dos que mais sofreram foi o turismo. Segundo a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, no final de 2021, 88% das empresas ligadas ao Turismo apresentavam redução média de 42% no faturamento – ante 86% registrados no início da crise sanitária.
Por isso, os modos de viajar mudaram. Hoje há novos e diferentes protocolos a se seguir dentro dos aeroportos, além das medidas de higiene e segurança, como máscara, distanciamento e álcool em gel.
Então, para se certificar de que terá uma viagem tranquila, primeiro verifique as condições de entrada no local para o qual está viajando. Alguns destinos exigem passaporte ou documentos como RG ou CNH, outros não permitem a entrada com a apresentação de documentos que não sejam estes, mesmo que expedidos por órgãos oficiais, como CRM ou CREA.
É válido lembrar que alguns países estão com as fronteiras fechadas – é sempre recomendado consultar se houve mudanças em seu destino, mas a maioria dos lugares está aberta contanto que os visitantes estejam totalmente vacinados e/ou apresentem um resultado negativo no teste RT-PCR ou de antígeno para covid-19 e/ou que entrem em quarentena após a chegada.
Algumas companhias adotaram canais digitais para a realização de check-in e geração de bilhete eletrônico para embarque, o que dispensa o manuseio de papéis, ou ainda check-in automático via aplicativo se você não tiver bagagem para despachar.
Além disso, máscaras de pano ou de crochê estão vetadas, as permitidas são PFF2 ou N95, sem válvula ou cirúrgica. A tripulação deve permanecer de máscara o tempo todo. Fique atento às refeições e, se possível, espere que os demais já tenham terminado para começar a sua, assim são menos pessoas sem máscara ao mesmo tempo.
O mais importante: não embarque caso esteja com algum sintoma gripal ou resultado positivo de covid-19. Isso é questão de saúde pública. Viajar é bom, mas viajar com segurança é imprescindível.
*Daniely de Oliveira é gerente de comunicação do ViajaNet, agência de viagens on-line – viajanet@nbpress.com.
Sobre a ViajaNet
ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundada em 2009, é uma empresa 100% brasileira que aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens on-line, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse: www.viajanet.com.br ou siga a gente nas redes sociais: Facebook ou Instagram.