Algarve promove-se como destino industrial e criativo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

Tal como João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, tinha avançado em entrevista ao Publituris, a Região de Turismo do Algarve irá promover o turismo industrial e criativo nos cinco dias de realização da BTL 2022, que decorre na FIL entre 16 e 20 de março na capital portuguesa.

Faro, capital da região do Algarve, destino dos mais visitados durante o verão na Europa. Foto: David Rovha/Portal Turismo Total.

 

 

O Turismo do Algarve integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, liderado pelo Turismo de Portugal, encontrando-se a estruturar a oferta da região associada à indústria viva e ao património industrial. Exemplos práticos desta oferta são a mina de sal-gema de Loulé, a produção e transformação de cortiça em São Brás de Alportel, a produção de conservas em Lagoa ou o olivoturismo em Olhão. “O objetivo final é divulgar este segmento turístico e afirmar o Algarve como um destino multiprodutos, com experiências de Sol e Mar, Golfe, Náutica, Cycling & Walking, Desporto, Cultura, Gastronomia e Vinhos, Turismo Criativo e Turismo Industrial”, lê-se no comunicado.

A região do Algarve estreará, igualmente, um novo stand promocional de cerca de 700 metros quadrados, no Pavilhão 1, onde estarão representados os 16 municípios da região e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos. Com design moderno, o espaço Algarve tem apontamentos tecnológicos que farão a diferença no contacto como visitante onde, numa mesa interativa, será possível descobrir a oferta dos concelhos da região, além de contar com um dispositivo com efeitos holográficos que tornam o ambiente mais acolhedor.

Para o certame, o Algarve programou um conjunto de iniciativas e momentos de animação que darão a conhecer ao público e aos profissionais do setor a diversidade da oferta turística da região. O dia forte do Algarve na feira será, no entanto, a quinta-feira (dia 17), para a qual está agendada a apresentação das novidades e da estratégia do Turismo do Algarve para este ano, a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Vinho pelos municípios de Lagoa, Silves, Lagos e Albufeira e ainda uma demonstração gastronómica e de artesanato no âmbito do projeto Algarve Craft & Food.

O turismo criativo, representado pelo Algarve Craft & Food, é precisamente uma das apostas do Turismo do Algarve para os próximos anos.” A ideia é estimular o desenvolvimento e ainda a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve, através da criação de 10 novos programas de turismo cultural e criativo na região”, refere a região em comunicado.

Para João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, “a BTL será um palco privilegiado para a promoção dos destinos e para o debate dos desafios do setor nos próximos tempos. Depois de dois anos de pandemia, o perfil do turista sofreu alterações, as estratégias foram adaptadas e a dinâmica dos mercados está diferente, portanto regressamos com expectativa ao certame que simboliza a previsão de retoma que acreditamos ser possível já a partir de março”.

De recordar que em 2019 (ano pré-pandémico) o Algarve registou um crescimento no número de hóspedes (+7,2%), nos proveitos totais (+7,2%) e nas dormidas (+2,5%) face a 2018, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já em 2021, e depois da quebra acentuada da atividade turística provocada pela pandemia, notou-se uma retoma de julho a novembro, numa primeira fase impulsionada pelo mercado interno e depois também pela procura de europeus. Este ano já há sinais claros de recuperação, indicando-se no comunicado, que, neste momento, “o Algarve está com bons níveis de reservas para os próximos meses, muito próximos dos de 2019, o melhor ano turístico de sempre”.

“Ainda que a recuperação seja gradual, o Algarve está entre as principais escolhas dos portugueses e dos mercados externos da Europa. O regresso às feiras é essencial para colocarmos o destino no top of mind dos turistas, daí a nossa presença na BTL, a qual esperamos que vá incrementar a já elevada procura pelo destino”, conclui João Fernandes.

Tal como João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, tinha avançado em entrevista ao Publituris, a Região de Turismo do Algarve irá promover o turismo industrial e criativo nos cinco dias de realização da BTL 2022, que decorre na FIL entre 16 e 20 de março.

O Turismo do Algarve integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, liderado pelo Turismo de Portugal, encontrando-se a estruturar a oferta da região associada à indústria viva e ao património industrial. Exemplos práticos desta oferta são a mina de sal-gema de Loulé, a produção e transformação de cortiça em São Brás de Alportel, a produção de conservas em Lagoa ou o olivoturismo em Olhão. “O objetivo final é divulgar este segmento turístico e afirmar o Algarve como um destino multiprodutos, com experiências de Sol e Mar, Golfe, Náutica, Cycling & Walking, Desporto, Cultura, Gastronomia e Vinhos, Turismo Criativo e Turismo Industrial”, lê-se no comunicado.

A região do Algarve estreará, igualmente, um novo stand promocional de cerca de 700 metros quadrados, no Pavilhão 1, onde estarão representados os 16 municípios da região e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos. Com design moderno, o espaço Algarve tem apontamentos tecnológicos que farão a diferença no contacto como visitante onde, numa mesa interativa, será possível descobrir a oferta dos concelhos da região, além de contar com um dispositivo com efeitos holográficos que tornam o ambiente mais acolhedor.

Para o certame, o Algarve programou um conjunto de iniciativas e momentos de animação que darão a conhecer ao público e aos profissionais do setor a diversidade da oferta turística da região. O dia forte do Algarve na feira será, no entanto, a quinta-feira (dia 17), para a qual está agendada a apresentação das novidades e da estratégia do Turismo do Algarve para este ano, a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Vinho pelos municípios de Lagoa, Silves, Lagos e Albufeira e ainda uma demonstração gastronómica e de artesanato no âmbito do projeto Algarve Craft & Food.

O turismo criativo, representado pelo Algarve Craft & Food, é precisamente uma das apostas do Turismo do Algarve para os próximos anos.” A ideia é estimular o desenvolvimento e ainda a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve, através da criação de 10 novos programas de turismo cultural e criativo na região”, refere a região em comunicado.

Para João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, “a BTL será um palco privilegiado para a promoção dos destinos e para o debate dos desafios do setor nos próximos tempos. Depois de dois anos de pandemia, o perfil do turista sofreu alterações, as estratégias foram adaptadas e a dinâmica dos mercados está diferente, portanto regressamos com expectativa ao certame que simboliza a previsão de retoma que acreditamos ser possível já a partir de março”.

De recordar que em 2019 (ano pré-pandémico) o Algarve registou um crescimento no número de hóspedes (+7,2%), nos proveitos totais (+7,2%) e nas dormidas (+2,5%) face a 2018, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já em 2021, e depois da quebra acentuada da atividade turística provocada pela pandemia, notou-se uma retoma de julho a novembro, numa primeira fase impulsionada pelo mercado interno e depois também pela procura de europeus. Este ano já há sinais claros de recuperação, indicando-se no comunicado, que, neste momento, “o Algarve está com bons níveis de reservas para os próximos meses, muito próximos dos de 2019, o melhor ano turístico de sempre”.

“Ainda que a recuperação seja gradual, o Algarve está entre as principais escolhas dos portugueses e dos mercados externos da Europa. O regresso às feiras é essencial para colocarmos o destino no top of mind dos turistas, daí a nossa presença na BTL, a qual esperamos que vá incrementar a já elevada procura pelo destino”, conclui João Fernandes. *Fonte: Publituris.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *