O turismo em Cuba começa a sentir os efeitos das sanções impostas à Rússia pela invasão à Ucrânia começam a ser sentidas em Cuba. O fecho do espaço aéreo europeu para aviões russos levou ao cancelamento de voos regulares entre Moscovo e Havana e o fim das viagens turísticas da Rússia, que no ano passado se tornou a principal mercado de turismo para a ilha e uma tábua de salvação para uma das mais importantes indústrias cubanas.
O turismo russo para Cuba aumentou quase 200% em dois anos, passando de 74.019 turistas em 2020 para 146.151 em 2021, quando a ilha recebeu 573 mil viajantes, 87% menos que em 2019 (4,2 milhões de turistas visitaram Cuba naquele ano).
As notícias para Cuba são terríveis, conforme refere o jornal espanhol El Pais. Com o turismo no vermelho, e com a época alta a chegar ao fim, e sem perspetivas de melhoria, fontes do setor turístico cubano referem que pelo menos 30 mil viagens turísticas russas para Cuba foram canceladas, o que causará perdas de vários milhões de dólares. *Fonte: Publituris/pt.