Vai visitar o Qatar? Guia de turismo dá dicas para não cometer gafes

Os brasileiros que pretendem visitar o Qatar, seja para a Copa ou a turismo, precisam estar atentos aos detalhes e costumes locais para não cometerem gafes. As dicas são de Bruna Bardavid, guia de turismo e fundadora do Conexão Qatar, plataforma que fornece conteúdo, recebe e assessora brasileiros que viajam ao país.

“O Qatar é um país muçulmano e com costumes diferentes dos nossos. É muito comum, por exemplo, o turista chegar sem saber se deve ou não usar determinado tipo de roupa ou querer fotografar tudo – e todos – à sua volta, sem critérios e sem saber que pode estar cometendo um ato desrespeitoso. Por isto é importante conhecer algumas etiquetas”, lembra Bruna, que é brasileira e reside há 5 anos em Doha.

Veja algumas dicas:

Cumprimentos – Seja educado e sempre cumprimente as pessoas ao se referir a elas. Nunca cumprimente com toque pessoas do sexo oposto. Coloque a mão no peito e faça um gesto com a cabeça.

Sempre receba as coisas com a mão direita. A mão esquerda é usada para higiene pessoal.

Não demonstre afeto em público, como beijos e abraços mais calorosos. Andar de mãos dadas não tem problema.

Vai pedir alguma informação? – Seja respeitoso e se dirija às pessoas do mesmo sexo que você. Algumas mulheres são muito reservadas.

Roupas – O Qatar tem um código de vestimentas conservador. Demonstre respeito à cultura e tradição, usando roupas discretas, sem muitos decotes, transparências e/ou curtas.

Compras – Sempre barganhe ao comprar souvenirs, especialmente no Souq Waqif e Souq do Ouro, faz parte da cultura deles.

Fotos – Não tire foto das pessoas sem permissão, especialmente das mulheres e idosos. Alguns lugares não permitem que se usem câmeras fotográficas profissionais e/ou filmadoras mas, no geral, o Qatar tem lugares lindos e instagramáveis para serem fotografados!

Se beber… não fique embriagado em público, é crime no Qatar. Beber na rua não é permitido e pode render até 6 meses de prisão ou uma multa bem salgada – que pode chegar ao equivalente a R$ 14 mil). O álcool é restrito no país, comercializado apenas em alguns restaurantes e nos hotéis internacionais.

“Observando os detalhes, é possível curtir integralmente a experiência de conhecer e vivenciar o Qatar, que é incrível e inesquecível”, afirma Bruna Bardavid.

O Conexão Qatar – @conexaoqatar é um canal multiplataforma que reúne conteúdo e informações precisas para os brasileiros que residem ou gostariam de viajar para o Qatar. Além do conexaoqatar.com.br, está presente no Youtube, Trip Advisor, Facebook, Instagram, LinkedIn e Tik Tok. As publicações vão desde conteúdo informativo, até curadoria de hotéis, restaurantes, eventos, parcerias e consultoria. Oferece serviços como Roteiros One-to-One e planejamento de experiências, além de Relocation e assessoria para quem está de mudança ou tenha vontade de morar na região. *Foto: Divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *