Por Marco Túlio Tavares
Bombocado de coco babaçu e mandioca, empada de buriti com recheio de guariroba do cerrado, croquete de chambari, tucunaré frito, é claro, petiscos dos mais variados, cervejas artesanais e chopp produzidos localmente, drinques super diversificados, queijos especiais foram as estrelas do I Famtour Gastronômico de Palmas, realizado pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores do Turismo – Febtur, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de março.
A parceria dos empresários do trade turístico de Palmas – restaurantes, hotéis, flutuante, bistrô, cervejarias, produtores locais – garantiu uma extensa programação que agradou aos associados, convidados e ao presidente da Federação, em nível nacional, Gorgônio Loureiro, vindo de Salvador, na Bahia, para prestigiar o encontro. Todos os associados da Febtur são voluntários e se comprometem com esse trabalho por acreditar que é possível desenvolver a comunidade por meio de um turismo sustentável, rentável que possibilite melhorar a qualidade vida.
“Nós, jornalistas de turismo, estamos falando para o Brasil sobre o turismo e gastronomia. Estamos saindo na frente e somos pioneiros nesta questão. Tocantins conseguiu falar isso, mostrar isso. O que foi olhado com atenção pelos empresários que participaram dos eventos e por algumas personalidades que representam o setor”, resumiu Loureiro, ao se despedir de Palmas, na manhã desta segunda-feira, 14.
Interação política
Durante a programação, a presidente da Febtur Tocantins, Seleucia Fontes, e Gorgônio Loureiro, da nacional, apresentaram os projetos que estão engatilhados para todo o país e para o Tocantins. Na tarde de sexta-feira, foram recebidos pela presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas – Agtur -, Mila Jaber, que se mostrou receptiva a parceiras com a Federação e a municipalidade para o desenvolvimento de projetos, inclusive, durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu, uma referência no Tocantins, que merece ser apresentada nacionalmente, por meio dos veículos especializados ligados à entidade.
Os presidentes também se reuniram com o gestor da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, e com o presidente do Conselho Estadual de Empresários de Turismo, Marcelo Perim, em momentos distintos, durante degustações nos restaurantes parceiros do evento, quando puderam apresentar os projetos e firmar possíveis parcerias futuras.
Cobertura
Os veículos de imprensa atenderam ao chamado da Febtur e fizeram ampla divulgação do evento. Colaboradores mantiveram as redes sociais ativas, mantendo os seguidores da Febtut Tocantins informados sobre cada momento do I Famtour Gastronômico do Tocantins. Para saber tudo que aconteceu, acesse o perfil no Instagran, @febturto.
Febtur
A Federação Brasileira de Comunicadores e Jornalistas de Turismo reúne profissionais de cerca de 20 estados decididos a trabalhar pelo desenvolvimentismo do turismo nacional. Reconhecidos na divulgação turística em veículos de comunicação tradicionais, redes sociais ou assessoramento, o propósito é desenvolver projetos para o desenvolvimento e a divulgação dos mais variados segmentos do setor que revelem todas as belezas naturais, culturais, humanas e arquitetônicas do país.
Atuar a partir de uma visão contemporânea com os avanços da comunicação numa grande rede integrada de informação relacionada ao turismo, assim se apresenta a Febtur.
Parceiros
Para a realização do Brasil Turismo Gastronômico no Tocantins, a Febtur-TO contou com a parceria do Empório e Restaurante Victória, Dona Maria Beach Bar e Restaurante, Távolla Restaurante, Restaurante Maria Isabel, Fazenda Ecológica, Pousada Aldeia da Serra, Hotel Girassol Plaza, Pousada Casa das Flores, Hotel 10, Jalapa Cervejaria, Originale Palmas, Fazenda Buritizal, Flutuante Malibu. E ainda parcerias institucionais com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO) e Senac Tocantins.
Todos os participantes apresentaram comprovante de vacinação e fizeram uso constante de álcool em gel durante as atividades.