Da Redação
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior e mais importante evento do turismo em Portugal, aconteceu entre 16 e 20 do mês de março 2022, com a apresentação de uma programação especial, conferencias e debates e palestras focadas nos temas da atualidade, como Competitividade, Sustentabilidade e Inovação, em espaços que valorizaram, por exemplo, o enoturismo e a cultutra. Após dois anos de não realização devido a pandemia, o encontro de empresas e profissionais do setor, ocorrido em quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), disponibilizou a oferta turística portuguesa, propos experiências para 1.400 expositores e milhares de visitantes de uma grande vitrine de diferentes players do Turismo. Presentes estiveram agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros.
O Pavilhão 1 foi ocupado por as entidades nacionais de promoção de turismo, o Pavilhão 2 pelas Câmaras Municipais, Comunidades intermunicipais, Enoturismo, agentes culturais e gastronomia; o Pavilhão 3 da hotelaria, empresas de equipamento, serviços, BTL LAB, e no Pavilhão 4 os mais de 60 destinos internacionais – entre os quais África do Sul, Bahia, Goa, Guiné-Bissau, Jamaica, Malta, Mauritânia, Maldivas, Rio de Janeiro, São Paulo, Indonésia, Moçambique, Polónia e Tanzânia. – companhias aéreas, tour os operadores, distribuidores turísticos e agências de viagens.
O Brasil é o país das Américas mais visitado pelos portugueses, por causa das ligações históricas e culturais entre os dois países, com a Bahia entre os destinos preferidos pelos turistas lusitanos. Salvador está ligada a Lisboa por cinco voos semanais da empresa área TAP.
No primeiro dia da feira, o estande da Bahia recebeu a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que inaugurou oficialmente a Bolsa do Turismo de Lisboa e percorreu os pavilhões durante mais de três horas. O público fez fila para ganhar fitinhas do Senhor do Bonfim das mãos da tradicional baiana e tirar fotos.
Ainda neste dia, representantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da empresa aérea portuguesa TAP se reuniram e conversaram sobre a ampliação de cinco para sete voos semanais da companhia, ligando Lisboa a Salvador, e a abertura de uma linha direta da cidade lusitana para Porto Seguro.
” Identificamos a potencialidade do destino Porto Seguro e vamos trabalhar em conjunto para atrair um número maior de passageiros. Se não tivermos o voo direto, vamos buscar uma outra solução com as companhias aéreas parceiras”, sinalizou o responsável pelo marketing da TAP, Carlos Falcato.
Na oportunidade, o secretário adjunto de Turismo de Porto Seguro, Anderson Quaresma, destacou o papel da Setur-BA na negociação. “É a primeira vez que vejo um secretário estadual tratando pessoalmente dessa questão da malha aérea internacional, em nosso município, onde 95% dos empregos e da renda estão no turismo. A entrada de capital europeu na Costa do Descobrimento seria muito importante. Fiquei feliz em ver a TAP sinalizar um entendimento”.
“Neste importante polo emissor de turistas, que é Portugal, os primeiros contatos já demonstram que a Bahia desperta um grande interesse das operadoras internacionais, pela diversidade de opções que oferece”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que representou o governo baiano.
A edição de 2022 da BTL não só manteve os setores tradicionais da feira na promoção do destino Portugal, como focou na área do Enoturismo, com espaço próprio de divulgação das estruturas hoteleiras e marcas de vinho; Turismo de Natureza, sustentabilidade e ecologia de forma transversal ao setor do turismo, apresentando as unidades hoteleiras, alojamentos locais e operadores turísticos que prestam serviços aos amantes da natureza. Para além das promoções, a BTL promoveu um programa de atividades de animação, provas de vinhos, degustações, concursos, passatempos e apresentação de grupos musicais dos diversos destinos.
“O regresso da BTL em 2022 é um espelho da resiliência e da capacidade de adaptação do nosso setor. Durante estes dias fomos capazes de mostrar aquilo que Portugal tem de melhor: as incomparáveis qualidades de bem receber todos, uma oferta diferenciadora e a capacidade de proporcionar experiências inesquecíveis”, afirmou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
A Bolsa de Turismo de Lisboa é destaque do próximo programa Magazine Turismo Total que irá ao ar em breve no You Tube.
- Fotos : Nelson Rocha/Portal Turismo Total