Produtores comemoram total liberação de público em eventos na Bahia

Por Davi Valadares

 

Fortemente impactado pela pandemia da Covid-19, o setor de entretenimento voltou a ter boas notícias. No último sábado (19), o Governo do Estado autorizou que eventos sejam realizados sem restrição de público na Bahia. A notícia trouxe confiança e alegria para o setor que há mais de dois anos vem sofrendo em consequência das restrições da pandemia. Conforme a autorização, publicada no Diário Oficial do Estado, as atividades poderão ocorrer com 100% da capacidade dos espaços em todo território baiano.

“Uma decisão importante. É uma decisão que abre porta para que sejam organizados os eventos de São João, que é o próximo grande evento do Estado. Todos os empresários e produtores que estavam se programando para fazer a festa agora ficam com mais respaldo e coragem para arriscar o evento. Torcemos para que tenha sustentação e continuidade essa decisão”, comemorou o sócio-diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery.

Antes da decisão de liberar o público total nos eventos, estavam sendo permitidas festas com apenas 8 mil pessoas. Com a nova medida, estão liberados realização com 100% do público os eventos de cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus e espaços afins.

“Achei a decisão coerente e condizente com o momento de queda do número de casos da Covid. Isso se deve à eficácia da vacina. A população está vacinada e é chegada a hora de aprendermos a conviver com o vírus. O setor de eventos já foi demasiadamente prejudicado. Esse retorno é necessário”, avaliou o presidente da Associação Baiana das Produtoras de Evento (Abape), Moacyr Villas Boas.

Cautela

Mesmo permitindo que os eventos sejam realizados sem restrição de público na Bahia, o governador Rui Costa (PT) pediu cautela ainda quanto aos protocolos sanitários. Segundo determinação, apesar de não haver mais limite de público, em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é necessário manter o distanciamento entre pessoas e usar máscara. Sobre esse último item, inclusive, o governador enfatizou que não é momento de desobrigar a população de usar mesmo outros estados desobrigando.

“Estamos monitorando o número de casos ativos de #coronavírus na Bahia e não devemos nos precipitar na liberação do uso de máscaras. Nos causa preocupação a alta de casos em alguns países europeus devido à nova variante. Para salvar vidas humanas é preciso ter cautela”, enfatizou o governador pelo Twitter. *Fonte: Tribuna da Bahia; Foto: Rosilda Cruz.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *