Por Doris Pinheiro
Salvador sedia no próximo dia 29 de março, terça-feira, a partir das 13h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, a primeira edição regional do Concurso de Rabo de Galo, que será realizado exclusivamente com cachaças e profissionais da coquetelaria baiana. Dez times baianos se lançarão na disputa e a equipe campeã leva o troféu para seu alambique, se consagrando em um concurso de prestígio nacional.
O Concurso Nacional de Rabo de Galo é uma forma de tornar o coquetel brasileiro mais conhecido internacionalmente, para que ela seja inserido como o segundo coquetel brasileiro a base de cachaça na lista da IBA – International Bartenders Association.
O Rabo de Galo é um coquetel “nacionalissimamente”, que começou a ser comercializado na cidade de São Paulo na década de 50, com uma mistura fracionada de cachaça com vermute, para agradar os consumidores italianos. Essa mistura, fez com que o Rabo de Galo se tornasse além de democrático, indispensável para os “etilistas de plantão” e profissionais da área da coquetelaria.
O concurso terá uma cobertura exclusiva realizada por uma equipe de streaming, que irá transmitir o evento em tempo real pelo Youtube e Facebook do Mestre Derivan. https://www.youtube.com/c/CanalMestreDerivan
Empresas e bartenders participantes:
- Team Cachaça Cordel Feliz – José Nilton e Rodrigo Damasceno
- Team Cachaça Caraguataí – Abel Moreira e Augusto Junior
- Team Cachaça Cambuí – Dan Morais e Madson Yuri
- Team Cachaça Paramirim – Nilton Santana de Araújo e Anilton Pereira Bosco
- Team Cachaça Matriarca – Aila Jamille e Uesclei Santana
- Team Cachaça Amada – Renato de Jesus Dias e Matheus Barbosa dos Santos Oliveira
- Team Cachaça Maria Guarda – Adriano Oliveira e Silva Alice
- Team Cachaça Kiricó – Eder Bomfim e Stefane Guimarães
- Team Cuco Bistrô – Ednaldo de Jesus Santos e Jefferson Silva
- Team Cachaça Poço da Pedra – Esmael Dos Santos Verusca e Rocha Santos
Apoio ABRASEL BAHIA, Bento Evento, IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça e Governo do Estado da Bahia.